Ações

Entenda Como Investimento na Bolsa de Valores Funciona e Por Que Não É Só Risco

Descubra todos os segredos da bolsa de valores no mercado financeiro.

Investir na bolsa é uma questão utópica para a maioria dos investidores médios. Isso acontece porque as pessoas não entendem realmente como funcionam as ações e o investimento na bolsa de valores, e o imaginário popular os definem como processos estressantes e perigosos.

Na verdade, não é bem assim. Basta um pouco de estudo para entender como tudo funciona e que, apesar de ser sim considerado um investimento de alto risco, devido a grande volatilidade no valor das ações, o investimento na bolsa de valores pode ser bastante prático.

Como funciona o investimento na bolsa de valores

Uma ação nada mais é do que um pequeno pedaço de uma empresa. Ao abrir o seu capital, a empresa se divide em pequenas partes, que ficam disponíveis para compra e venda na bolsa de valores. Ao comprar uma ação, você se torna dono desse pedaço e sócio da empresa. Quanto mais ações, mais participação.

Comprando uma ação, você passa a ter direito a uma pequena parcela dos lucros dessa empresa. Para investir é preciso realizar um cadastro em alguma das corretoras habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CMV). Vale checar no site do CMV quais são essas corretoras.

Ao entrar em contato com sua corretora você entenderá qual o melhor modalidade para o seu investimento, seja individualmente ou em fundos ou clubes de investimento.

Por que não é só risco?

Engana-se quem pensa que a bolsa de valores é aquele cenário estressante, cheio de pessoas gritando e apontando em um grande salão. Hoje em dia tudo acontece no ambiente digital, de forma segura e transparente.

Apesar de ser sim considerado um investimento de alto risco, uma boa compra e venda de ações depende quase exclusivamente de análises de mercado e estudos para escolher as melhores e mais promissoras empresas para o seu objetivo.

É preciso acompanhar as notícias e não se desesperar. O investimento na bolsa de valores mostra resultados extremamente positivos para quem quer investir pensando em longo prazo. Não venda uma ação que acabou de comprar apenas porque ela começou a cair. Uma carteira diversificada de ações também é uma saída para a diminuição do risco.

Não é preciso ser um especialista no mercado financeiro para investir em ações. Existem muitas informações e análises de qualidade online, além dos profissional da sua corretora que estão a postos para dar as melhores dicas.

O importante aqui é lembrar que a bolsa de valores não vai fazer você enriquecer de um dia para o outro, mas pode ser um dos melhores meios para aumentar seu patrimônio.

Para saber mais sobre todas as modalidades de investimento acesse o Eu Quero Investir!

 

Mostrar mais

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: [email protected]
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close