Administrar uma empresa não é tarefa fácil, são tantas situações que necessitam ser pensadas, decisões que precisam ser tomadas, conflitos internos que devem ser mediados, enfim…
Para prevenir excessos ou desvios de finalidade na administração das empresas, foram criadas normas de conduta para favorecer a transparência nas negociações. O conjunto de normas de conduta adotado pelas empresas recebeu o nome de governança corporativa.
O que é governança corporativa?
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, este termo significa: “Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal”.
Qual a origem da governança corporativa?
A origem da governança corporativa se deu quando as organizações deixaram gradativamente de ser familiares e migraram para um modelo de participação acionária ou de cotas, o que levou a uma separação cada vez mais acentuada e intensa entre quem detinha a propriedade das organizações e quem, de fato, fazia sua gestão.
Qual a finalidade da governança corporativa?
A governança corporativa tem a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar o seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.
É importante destacar que, ao longo do tempo, houve uma sistematização (organização) do conhecimento acerca do que é governança corporativa.
Dessa sistematização, quatro princípios básicos passaram a nortear tais normas e práticas.
Esses princípios objetivam garantir a lisura na gestão empresarial.
São eles:
1- Transparência: As decisões de uma empresa devem ser mostradas de forma clara a todas as pessoas e instituições, falamos aqui de clientes, investidores, fornecedores , governo e até mesmo, a própria sociedade.
São os chamados stakeholders (significa público estratégico e descreve uma pessoa ou um grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles).
2- Equidade: Diz respeito ao relacionamento igualitário que deve ser estabelecido e incentivado entre todas as pessoas, desde os gestores, funcionários e stakeholders.
3- Prestação de contas: Conhecida como accountability, é uma ferramenta poderosíssima que potencializa o planejamento e o controle sobre os gastos de uma empresa.
4- Responsabilidade corporativa: Esse aspecto é importantíssimo, é preciso entender com exatidão qual será a presença e a atuação corporativa da empresa na sociedade.
A empresa que pratica a governança corporativa adquire vários benefícios:
a) Confiabilidade no ambiente de negócios,
b) Resolução ágil de conflitos, se houver,
c) Preservação e priorização dos interesses da companhia,
d) Atração e canalização de um fluxo constante de investimentos.
É importante destacar que, num mundo cada vez mais globalizado e cheio de emaranhados políticos, sociais, econômicos, estabelecer regras de governança corporativa e compliance para sua empresa é de fundamental importância para que ela viva saudável e continue apresentando bons resultados.
O que significa compliance?
Significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.