3,2,1...Investimentos Internacionais

Entenda a Guerra Comercial entre EUA e China

Avalie este artigo!

Imagine a seguinte situação, você é Norte-Americano e têm duas salas comerciais muito bem localizadas no centro da cidade de Nova York e resolve abrir uma sorveteria em uma das salas. Passados alguns meses a sorveteria está indo de vento em popa e você está muito animado pois está chegando o verão – época de maior procura por sorvetes.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Você até mesmo pensa em abrir uma filial em sua outra sala comercial localizada a somente dois quarteirões dali, mas por ser o primeiro ano, opta por alugar a sala, e quem aluga é um Chinês.

Até aqui tudo bem, tudo ótimo, sua soverteria está vendendo muito e você ainda ganha um aluguel mensal.

Porém, seu inquilino Chinês também abre uma soverteria e começa a vender sorvetes com a mesma qualidade só que por um preço mais acessível. Com esse concorrente as suas vendas caem bruscamente, o verão está chegando e você precisa agir. O que você faz?

Siga-nos no Facebook e receba as atualizações do Blog:

Aumenta o valor do aluguel! Deste modo o Chinês terá que aumentar o preço do sorvete para pagar o aluguel tornando o seu mais barato.

Qualquer semelhança é mera coincidência, mas a Guerra Comercial entre EUA e China funciona da mesma forma.

De modo a fomentar o mercado interno, o presidente Donald Trump impôs tarifas a produtos chineses e definiu o limite para taxação. O estimado é que, dos quase US$ 600 bilhões que a China vende aos EUA, US$ 60 bilhões sejam taxados a alíquota de 25%.

Deste modo elevaria o preço dos produtos importados, tornando os produzidos internamente mais competitivos.

img

Em sua coletiva, Donald Trump foi ainda mais enfático, afirmando que não irá deixar que outros países tirem vantagem dos EUA e que este ato será o “primeiro de muitos”. Em 2016 os EUA importaram cerca de 20% de tudo que a China vende para o mundo. É uma Guerra de Gigantes.

O que dizem os envolvidos:

A China acusou Donald Trump de estar praticando um ato unilateral de protecionismo e fez ameaça como ir a Organização Mundial do Comércio e sobretaxar produtos americanos.

img

Já o EUA alega que o governo chinês está comprando fatias de empresas americanas para ter acesso aos métodos de produção e depois reproduzem a custo mais barato para exportar. Roubando assim a tecnologia.

O impacto no mercado foi assustador, as bolsas de Nova York tiveram a pior semana desde janeiro de 2016. O índice Dow Jones caiu 5,67% e o S&P500 teve baixa de 5,95%.

Já no Brasil, tanto o setor da indústria como do agronegócio pode se beneficiar com a substituição de produtos chineses nos EUA e americanos na China, porém, é importante ressaltar que essa guerra pode gerar um mau humor no mercado global e impactar o crescimento da economia mundial.

Thales Barboza

Thales Barboza é Engenheiro Civil com MBA em Gestão Financeira. Palestrante do EuQueroInvestir.com e também Assessor de Investimentos do EuQueroInvestir A.A.I. assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: thales.barboza@euqueroinvestir.com ou então um WhatsApp: (47) 9.8838.0075

Close