Embraer (EMBR3) fecha acordo com Hungria para venda de aeronaves multimissão

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Divulgação

A Embraer (EMBR3) e o governo da Hungria assinaram nesta terça-feira (17) um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão de nova geração Embraer C-390 Millennium, na configuração de reabastecimento aéreo (AAR), designado KC-390.

Conforme nota, haverá treinamento de pilotos e técnicos, e outros serviços e suporte. O objetivo da aquisição é fortalecer as Forças Armadas da Hungria. Especificamente nas funções de transporte aéreo tático, AAR e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023, segundo a Embraer. Os valores do negócio não foram detalhados.

O Comissário do Governo para o Desenvolvimento da Defesa da Hungria, Gáspár Maróth, afirmou que a aeronave será entregue ao país entre 2023 e 2024. A KC-390, de acordo com ele, é capaz de funcionar bem em ambientes operacionais como reabastecimento aéreo.

BDRs| Aprenda mais sobre essa classe de Ativos

“Estamos adquirindo uma frota de transporte multimissão para que as Forças Armadas da Hungria cumpram, de maneira soberana, a mais ampla gama de tarefas no âmbito nacional”, disse Maróth.

Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, afirmou que a Hungria é a segunda nação europeia a selecionar o C-390 Millennium. Também segundo membro da OTAN a fazer a escolha.

Sobre as aeronaves

O KC-390 adquirido pelo país será o primeiro do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva. Esse recurso é essencial para o desempenho de missões humanitárias.

Portanto, a aeronave pode realizar diversos tipos de missões militares e civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, entre outros. Além disso, estes KC-390 são compatíveis com as operações da OTAN, em termos de hardware, configuração de aviônica e comunicações.

Utilizado pela Força Aérea Brasileira desde 2019, o C-390 Millennium foi em diversas missões críticas no Brasil e no exterior. Adicionalmente, o governo de Portugal assinou um contrato para a aquisição de cinco C-390 Millennium em 2019. Entretanto, ainda estão na linha de produção e serão entregues em 2023.

 

Gostaria de diversificar seus investimentos e aplicar no mercado acionário? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.

Participe também da nova edição da Money Week, de 23 a 27 de novembro. Inscreva-se.