Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Em mensagem ao Congresso, Bolsonaro aponta avaliação de desempenho como ponto central da Reforma Administrativa

Em mensagem ao Congresso, Bolsonaro aponta avaliação de desempenho como ponto central da Reforma Administrativa

Prioridade para o governo federal, a Reforma Administrativa foi um dos pontos de destaque da mensagem de abertura do ano legislativo do presidente Jair Bolsonaro. O texto foi lido pelo Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta segunda-feira (03). No comunicado, o presidente fala em modernizar o regime jurídico dos servidores e aproximar o serviço público da sociedade.

Para isso, o presidente pretende criar um ciclo de avaliação de desempenho. Prevista pela Constituição Federal desde 1998, a avaliação de desempenho de servidores nunca foi regulamentada. No entanto, o projeto de lei complementar que regulamenta a avaliação e cria normas para a demissão de servidores por baixo desempenho já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Mas o texto aguarda análise do plenário.

Posteriormente, regulamentação da norma constitucional servirá de base para o desligamento dos funcionários públicos. A proposta em tramitação prevê uma avaliação anual, realizada por uma comissão. Entre os fatores analisados, estão produtividade e qualidade do serviço. Além disso, os servidores que receberem nota inferior a 30% da pontuação máxima em duas avaliações consecutivas ou inferior a 50% em três das últimas cinco avaliações poderão ser exonerados.