Em evento, Paulo Guedes anuncia privatização de 17 empresas

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
1

Crédito: Crédito da imagem: Reuters/Adriano Machado

Ministro se mostrou otimista com a recuperação econômica, mesmo com a desaceleração global.

O cenário internacional resolveu ir para tudo ou nada com suas apostas em um novo corte nos juros americanos. Já na próxima reunião do FED em setembro, colocando toda a pressão possível para que Jerome Powell finalmente atenda aos apelos costumeiramente nada gentis de Donald Trump.

O mesmo, porém com menor intensidade, pode se dizer do Banco Central Europeu, que apresenta sua ata amanhã.

Logo, as atas do FED (hoje) e do BCE (amanhã) prometem sacudir o mercado, para o bem ou para o mal e é inegável afirmar que nós, reles mortais de um mercado emergente, redobramos a torcida para que os ventos lá de fora, nos tragam boas notícias.

Rehab

Já a quarta-feira  na “terra brasilis” começou ainda ontem, antes mesmo da abertura dos mercados na Ásia, com uma notícia boa e outra ruim:

Em uma reunião entre analistas de mercado e diretores do banco central, projetou-se (a exemplo do que vem ocorrendo neste ano) uma série de revisões para baixo no PIB de 2020, refletindo os claros indícios da desaceleração global (uma maneira suave de chamar a próxima crise), indícios estes, que começamos a sentir com mais clareza nas últimas semanas.

A percepção atual do mercado é a de que o Brasil sofrerá ainda mais com a fuga do capital estrangeiro (que já é recorde), perdendo a briga para economias mais aquecidas e sofrendo de mãos dadas com os hermanos argentinos.

Não se elimina, por exemplo, a hipótese de um PIB negativo neste terceiro trimestre, o que ilustra por si só, nosso preocupante cenário de baixo crescimento.

Na semana que vem (29) sai o resultado do segundo trimestre, que na hipótese mais otimista, crescerá 0,5%. Em se confirmando este número, significará dizer que para cumprir a estimativa já baixa de um crescimento de 0,8% em 2019, o país precisará crescer 1,2% no quarto trimestre.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Mas do país que é especialista em deixar tudo para a última hora, não chega a ser uma novidade.

Já a inflação, não deve sofrer ainda, mesmo com o dólar mostrando força, reforçada justamente pela fraca atividade econômica.

Para deixar claro: Esta é a notícia ruim.

O otimismo do “posto Ipiranga”

A boa foi o anúncio antecipado do ministro Paulo Guedes, da privatização de 17 empresas, em evento promovido pelo Valor.

Confira a lista:

1-Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
2-ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
3-Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados);
4-Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social);
5-Casa da Moeda;
6-Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
7-Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais);
8-CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos);
9-Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.);
10-Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
11-EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
12-Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada);
13-Telebras
14-Correios
15-Eletrobras
16-Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva);
17-Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)

Vencida a Reforma da Previdência, o ministro acelera na priorização das privatizações, tentando cumprir sua meta de levantar ao menos US$20 bilhões neste primeiro ano de mandato.

Com seu característico otimismo e cunhando frases fortes como: “tem gente grande aí que acha que não será privatizada e vai entrar na faca”, Guedes parece dar início ao seu ambicioso plano de reduzir o tamanho do estado, desfazendo-se de mais de 100 estatais.

Sobre a agenda econômica, Paulo Guedes prometeu que se aprovadas as privatizações, teremos a entrada de “muito dinheiro de fora” em nossa economia.

“But when I come back, you’ll know, know, know”

Em seu momento Amy Winehouse, o ministro terminou afirmando que “Eles (mundo) cresceram muito e agora estão desacelerando. Já nós estamos saindo da clínica de reabilitação.”

Oremos.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.