Eleições 2018: 91 deputados mudaram de partido

As eleições 2018 se aproximam e com isso o “corre-corre” de quem pretende ser candidato também. É hora de abraçar os partidos e começar a traçar as estratégias de campanha, se é que ainda não tem. Pensando no que é melhor para garantir a vaga, 91 deputados federais trocaram de partido durante o período da janela partidária. De forma ampla, isso representa 18% dos 513 de parlamentares que hoje fazem parte da Casa.

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com
img-capa

Foto: img-capa

Os números foram divulgados nesta semana pela Secretaria-Geral da Câmara, que contabilizou somente os deputados titulares. Espantoso, ou não, o levantamento mostra que partidos bem tradicionais, como PT, PSDB e MDB perderam bastante espaço, mas ainda lideram as bancadas quando se fala em quantidade.

Em 2014, o PT foi o partido que mais elegeu deputados: um total de 69. Atualmente ainda é a maior bancada, mas perdeu nove parlamentares na janela partidária.

Já o PP passou do quarto lugar, com 38 eleitos, para o segundo, com 53 titulares. Mas, nem todos os deputados titulares estão exercendo mandato. Quatro estão fora. Um deles é Paulo Maluf, preso em regime domiciliar.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O MDB teve a maioria das perdas nesta janela partidária, um total de 17. Em 2014, o partido elegeu 65 deputados e ganhou mais dois parlamentares depois da janela de 2016. Agora, conta apenas com 50 deputados. É terceira maior bancada da Câmara.

No quarto lugar com maior representatividade aparece o PSDB, que hoje soma 48 titulares. Em 2014 eram 54 parlamentares.

[banner id=”teste-perfil”]

Números ainda podem mudar

O prazo para as trocas de partidos acabou no dia 06 de abril, mas novas mudanças ainda podem acontecer, mudando esses números. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explicou que quem deve fazer a comunicação é o próprio deputado, mas que não há prazo para isso.