Educação financeira: saiba como evitar um incêndio monetário

MARCELO MORO
Sou apaixonado por finanças e em saber que posso ajudar o brasileiro a investir melhor.https://www.linkedin.com/in/marcelomoromeyer/
1

Crédito: Foto-Rabe por Pixabay

Nas últimas semanas falou-se muito da importância de protegermos a Amazônia, porém vem ano, passa ano e não discutimos de forma tão séria quanto a importância da educação financeira em nossas vidas e é justamente sobre isso que trataremos hoje

No Brasil, apenas 1% da população consegue manter o mesmo padrão de vida na velhice. Os demais 99% precisam reduzir este padrão; continuar trabalhando – mesmo em idade avançada -, ou de forma mais trágica, depender de terceiros para sobreviver. Essa é uma estatística cruel, real e que precisa ser mudada o quanto antes!

Quando tratamos o assunto educação financeira fica evidente a lacuna gigantesca que precisa ser sanada, o problema é que isso leva tempo. Afinal, não se planta uma árvore esperando que ela dê frutos no dia seguinte.

Um levantamento recente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) constatou que o brasileiro ainda tem problemas para poupar e, quando poupa, não tem uma boa percepção de como investir o suado recurso. Dos brasileiros que poupam 88% ‘investem’ na poupança, ou como acompanhamos por aí, em opções de investimentos tão ruins quanto.

Qual o impacto das más decisões de investimentos?

Dependendo da capacidade de poupar mensalmente, o desperdício pode ser de dezenas de milhares ao longo dos anos.

Para termos uma ideia, os recursos desperdiçados pelas más decisões de investimentos poderiam ajudá-lo a:

  • Atingir a liberdade financeira na velhice;
  • Proporcionar novas e agradáveis experiências (desde pequenos luxos em família a viagens intercontinentais);
  • Proporcionar aos filhos uma educação acadêmica de excelência.

No entanto, isso não ocorre justamente por não termos educação financeira e, consequentemente, não investirmos de forma adequada!

Você já deve ter ouvido que “dinheiro não dá em árvores” e essa frase vem bem a calhar. Se desse, hoje, teríamos várias manchetes em jornais, manifestações e uma visibilidade global sobre a importância de preservar tais recursos. Afinal ele, o dinheiro conquistado por meio da educação financeira, pode garantir o futuro de novas gerações. Infelizmente não vemos isso. Não exploramos sua importância e o quanto podemos nos beneficiar dele ao longo dos anos, assim como a Amazônia.

É evidente que não precisamos ser “experts” quando o assunto é educação financeira, dado que há profissionais que podem nos assessorar no dia-a-dia. No entanto, precisamos discutir o assunto, introduzir o aprendizado no meio familiar e ensinar as crianças. Assim conseguimos enraizar os conceitos e hábitos, de modo à colhermos bons frutos no futuro.

Abaixo temos alguns pontos que podem ajudá-lo:

  • Controle suas despesas: se necessário corte-as;
  • Poupe mensalmente: estabeleça um valor e poupe-o como se fosse uma conta que precisa ser paga, mesmo que para isso seja necessário reduzir outros custos. Lembre-se, poupe parte de sua renda total e não parte do que sobra de sua renda;
  • Compare taxas: não se limite a poupança ou ao que seu banco oferece;
  • Alinhe seus objetivos aos seus investimentos;
  • Se concentre nos juros compostos: serão eles os responsáveis por multiplicar seus investimentos ao longo dos anos e;
  • Busque por um especialista: ele poderá leva-lo a um aprendizado mais rápido, te munirá de informações, direcionar seus objetivos para os investimentos mais adequados, etc.

Para concluir quero deixar claro que não tenho a solução para acabar com as queimadas na Amazônia, mas sim, no que tange a queimar o seu dinheiro. Como pode ser visto acima, apresentei-lhes: o foco do incêndio, a mangueira, a água, o extintor e até o bombeiro. Agora basta apenas fazer uso dos recursos disponíveis e apagar esse incêndio o quanto antes!

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

 

Author

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.