Economia chinesa deve se recuperar em breve, diz Reuters

Regiane Medeiros
Economista formada pela UFSC. Produz conteúdo na área de mercado de capitais, finanças pessoais e atualidades.
1

Crédito: Pixabay

Uma equipe de economistas sondados pela Reuters previa queda no crescimento anual da economia chinesa. Conforme o divulgado era esperado para o primeiro trimestre de 2020 queda para 4,5% contra 6,0% no trimestre anterior.

Esta queda deverá arrastar a taxa de crescimento do ano inteiro em 2020 para 5,5% face aos 6,1% de 2019. A mais fraca desde pelo menos 1990, quando começaram os registros.

Ainda assim, os economistas estavam otimistas de que a economia chinesa recuperasse logo no segundo trimestre. Prevendo-se que o crescimento recupere para uma mediana de 5,7%, de acordo com a sondagem.

O coronavírus foi detectado inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, um centro importante com população de quase 11 milhões.

Até agora a epidemia já provocou mais de 1.300 mortes na China. Isto supera as mortes causadas pelo surto de SARS em 2002-03 que matou 774 pessoas em todo o mundo.

Para Freya Beamish, economista-chefe da Ásia no Pantheon, em Londres “Ninguém sabe os danos que os esforços de contenção de vírus da China terão no crescimento, e provavelmente nunca saberemos, dada a opacidade das estatísticas. Calculamos que o crescimento real do PIB ficará abaixo dos 2% no 1º trimestre, de 4,0% no 4.º trimestre, que já foi substancialmente inferior aos 6,0%oficiais”. As informações são da Reuters.

Entre os analistas, a quem acredite em uma rápida contração do coronavírus e melhora da economia chinesa.

“Acho que o vírus estará sob controlo em abril. No entanto, no pior dos cenários, o crescimento pode cair para 2-3% no primeiro trimestre e para 5% em 2020”, disse Bingnan Ye, analista macroeconômico sênior do Bank of China International, em Pequim.

A previsão para 2020 correspondeu ao resultado mediano dos piores casos e alinhava-se com a previsão do Governo chinês para que a taxa de crescimento da economia caísse até 1 ponto percentual em 2020.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374