Análises e PrevisõesInvestimentos

É seguro Investir através de uma corretora de valores?

Avalie este artigo!

É comum que o investidor que está buscando novas oportunidades de investimentos no mercado financeiro se deparar com a opção de investir através de uma corretora de valores deixando para trás aquele comodismo bancário.

Mas quando o investidor se depara com essa possibilidade, é impossível não surgir àquela insegurança de um “marinheiro de primeira viagem”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Por mais que o investidor esteja comprado na ideia de que a corretora é o melhor lugar para investir o seu dinheiro surge a famosa dúvida:

Sendo assim, fiz um compilado de informações buscando como principal fonte o Banco Central (Autarquia reguladora do mercado financeiro), e o Banco Data (site onde encontramos dados sobre a situação financeira e patrimonial de todas as instituições financeiras do nosso país).

Primeiro vamos falar sobre o que são as corretoras de valores.

O que são corretoras de valores?

A Corretora e distribuidora de títulos e valores mobiliários são intermediadoras nos mercados financeiro, cambial e de capitais.

Fonte: Banco Central

Ou seja, a corretora é apenas a intermediadora entre o investidor e o investimento, cuja principal função a distribuição de diversos investimentos.

Sendo assim, a corretora de valores não é detentora de nenhuma aplicação.

Na prática o que acontece é o seguinte:

O Banco “Y” faz uma parceria com a corretora, para que o mesmo possa ofertar, disponibilizar os seus investimentos através da plataforma online que a corretora oferece, aumentando o potencial de captação de recursos.

Portanto, ao investir em uma aplicação bancária através da corretora de valores, o que você está fazendo é investir NO BANCO através DA CORRETORA.

Quer saber quais são as melhores corretoras de valores para investir?

Preencha esse formulário de contato!

As corretoras são regulamentadas pelo Banco Central?

Neste link do Banco Central, você poderá pesquisar sobre qualquer instituição financeira, e verificar se a mesma é regulamentada ou não pelo Banco Central. Caso a instituição esteja nessa lista, ela é sim, de fato regulamentada pelo BACEN e cumpre todos os requisitos impostos pela autarquia reguladora do mercado financeiro.

Siga-nos no Facebook e receba as atualizações do Blog:

Por exemplo: ao fazer a pesquisa por “XP Investimentos“, esses serão os dados disponibilizados pelo Banco Central referente a sua pesquisa:

grafico

Fonte: Banco Central.

É importante ressaltar que essa busca é válida para obter informações de qualquer corretora ou banco que esteja em conformidade e legalmente habilitado para exercer suas funções no mercado financeiro.

Mas e se a corretora quebrar ou falir, como ficam meus investimentos?

Investir por intermédio de uma Corretora dá exatamente no mesmo do que investir através de um grande Banco, quando o quesito é segurança. Vou explicar para você através de uma parábola:

Vamos supor que você comprou um imóvel através de uma corretora de imóveis. Quando essa Corretora de Imóveis que você utilizou para comprar o seu imóvel vier a falir, o seu bem permanecerá intacto! Pois o imóvel foi registrado no seu nome, no seu CPF, e não no CNPJ da corretora que intermediou o processo.

Justamente porque a Corretora é uma Intermediadora, não é a detentora de seu imóvel.

 

O mesmo ocorre com as corretoras de valores imobiliários, somos intermediadores!

Ao utilizar o serviço da uma Corretora de Investimentos, o Sr. não está investindo na corretora e sim, através da corretora.

É válido ressaltar que nem todas as corretoras possuem o sistema de registro do investimento vinculado ao CPF do investidor.

Isso acontece apenas com as corretoras que possuem o selo CETIP CERTIFICA. A CETIP é o “cartório dos investimentos” onde são registrados todos os investimentos financeiros. (Assista esse vídeo para saber mais sobre o CETIP CERTIFICA)


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Mesmo sabendo que nada acontece com seus investimentos quando a corretora quebrar (caso a mesma possua o selo CETIP CERTIFICA), é importante para o investidor verificar a saúde financeira da corretora de valores pela qual deseja investir.

Caso a corretora apresente lucros constantes, naturalmente a empresa é saudável e logo se torna mais confortável para o investidor aplicar o seu dinheiro através dessa instituição. Agora, se essa corretora de valores reporta prejuízos constantes, uma hora o investidor poderá se incomodar com a transição de custódia dos seus títulos.

Por isso temos o Banco Data, site financeiro que torna público todas as informações financeiras de todas instituições financeiras do pais, incluindo bancos, financeiras, corretoras de valores e outras.

Fiz uma busca no Banco Data seguindo o mesmo exemplo dado anteriormente, da XP Investimentos, teremos as seguintes informações:

grafico

Veja que a instituição financeira apenas reporta lucros acumulados ao longo dos anos, e todos nós sabemos que, obviamente para a empresa falir, ela tem que reportar prejuízos consecutivos a ponto de neutralizar as atividades da empresa. O que como constatamos, não é o caso da corretora em questão.

Fonte: Banco Data (Site especializado ​em fornecer balanços de TODAS instituições financeiras do país)

Espero ter esclarecido a todos que acompanharam esse conteúdo sobre a segurança de investir através de uma corretora de valores.

Caso tenha alguma dúvida sobre as corretoras de valores, entre em contato conosco ou deixe um comentário!

Se precisar de alguma ajuda na escolha dos investimentos mais adequados para o seu perfil, basta fazer o teste de perfil!

Summary
É seguro Investir através de uma corretora de valores?
Article Name
É seguro Investir através de uma corretora de valores?
Description
É comum que o investidor que está buscando novas oportunidades de investimentos no mercado financeiro se deparar com a opção de investir através de uma corretora de valores deixando para trás aquele comodismo bancário.
Author
Publisher Name
Eu Quero Investir
Publisher Logo

Leandro Castro

Leandro de Castro, componente do time de assessor de investimentos do Eu quero Investir, fascinado pelo mercado financeiro, por economia e principalmente como ela interfere em nossas vidas. Além de ser amante do mundo dos investimentos, sou extremamente apaixonado por ajudar as pessoas a investirem melhor os seus recursos financeiros. Sou graduado em Gestão Financeira, e credenciado na CVM pela ANCORD.
Me mande um e-mail, ou me chame no whats app! O meu número é 47-99917 6435 e o meu e-mail é leandro.castro@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close