É melhor comprar ou alugar imóvel na crise? Ou investir num fundo imobiliário?

Rebeca Torres
null

Crédito: Geralt / Pixabay

Em uma época de crise, um dilema clássico pode surgir:  comprar ou alugar um imóvel?

Enquanto muitos prezam pela sensação de segurança para se obter a casa própria, para outros a resposta está na calculadora — principalmente se o dinheiro investido no imóvel fizer falta para o pagamento de uma dívida, por exemplo.

Assim, é preciso considerar quanto o montante que seria usado na compra pode gerar em rendimentos, se aplicado, comparado com o valor de um aluguel.

Por muito tempo, a balança pendeu para a locação e agora, com a queda dos juros, a situação se inverteu, de acordo com reportagem feita pelo portal EInvestidor do jornal O Estado de S. Paulo. Ele conta também vale mais a pensa investir num fundo imobiliário.

Para explicar essas e outras questões relacionadas ao tema, o portal Eu Quero Investir entrevistou o assessor de investimentos da EQI, Filipe Teixeira.

Qual o seu perfil?

Sobre o tema, Filipe Teixeira foi bem claro: “Sempre que a gente fala em melhor investimento, se alugar ou comprar, é preciso pensar que cada pessoa tem um objetivo, prazos e sonhos diferentes. Então, a gente sempre tem que pensar em um perfil de forma individual mesmo. Essa coisa do brasileiro gostar de imóveis, de investir, comprar, um sonho que o brasileiro tem desde criança, isso remonta muito à geração de nossos avós, de nossos pais e eles tinham razão mesmo há anos atrás de priorizar o investimento em imóveis”.

Vale a pena comprar agora?

Filipe analisa: ”Houve um crescimento de 400% nos últimos 50 anos na população brasileira. Nós saímos de 50 para 200 milhões de habitantes e isso com certeza trouxe uma valorização bem interessante no segmento dos imóveis nos últimos anos. Mas a projeção para os próximos 50 anos é bem menor, de a população crescer 10%. Então, não vai mais ter essa demanda absurda por imóveis. A gente sempre tem que levar em consideração que o governo há alguns anos tem incentivado a compra, baixado juros, criado programas sociais para compra de imóvel. Esse boom imobiliário já passou. É um investimento que já fez sentido no passado e hoje já não faz mais tanto.”

O que se deve levar em conta ao comprar ou alugar um imóvel

Filipe foi taxativo: “Em um negócio de ocasião, pode acontecer de um proprietário estar muito desesperado para vender e baixar muito o preço, podendo sim configurar uma boa oportunidade de investimento, mas acho que é um caso de exceção à regra”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

É melhor esperar mais para comprar um imóvel?

”Via de fato, eu não acho que um investimento em imóveis seja adequado. E falando mais no cenário de agora, a gente sempre tem que ter essa percepção de time também. Às vezes um bom investimento deixa de ser viável na configuração do cenário que a gente está vivendo, pois estamos no auge de uma crise que não se sabe muito bem ainda quanto tempo vai levar. Eu acho que até, no mínimo, 2021 vamos tentar recuperar as perdas de 2020. E a gente tem que ter noção que comprar um imóvel agora é a mesma coisa que você estar imobilizando o seu dinheiro por um bom período”, explicou ele.

E investir em um fundo imobiliário?

Por fim, sobre o investimento em um fundo imobiliário ele disse que “é o mesmo cenário do mercado de ações, o investimento em fundo imobiliário teve uma valorização de 40% em 2019, e ele está corrigindo agora em 2020, já estava corrigindo antes da crise. Então, é um investimento que eu vejo com esse olhar de longo prazo. Ou seja, eu acho que vale a pena sim. Mas ele pode cair um pouco mais ainda este ano. Então, se a urgência pra esse capital é grande, eu também não indicaria o fundo imobiliário. É um momento de partir para investimentos mais seguros e mais líquidos se o olhar é de curto prazo”.

LEIA MAIS 

https://www.euqueroinvestir.com/imovel-na-planta-dicas-para-maximizar-seu-investimento/

https://www.euqueroinvestir.com/uso-imovel-garantia-emprestimos-mudancas/