Dumping: conheça essa tática predatória

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Para sobreviver nesse mundo tão competitivo, o empresário sabe que tem que domar não apenas um leão por dia, mas vários. São tantas situações que precisam ser monitoradas, dentre elas, uma precisa de especial atenção. Caso esteja acontecendo com você, pode significar o fim do seu negócio. Estamos nos referindo ao dumping. Nessa matéria, você ficará conhecendo tudo sobre essa prática nociva às empresas.

Qual o significado da palavra dumping?

A palavra dumping deriva do inglês dump, cujo significado é despejar.

O que é dumping?

É a comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção.

Por que alguém praticaria o dumping?

O objetivo da prática do dumping é eliminar a concorrência e assim, conquistar a maior fatia possível de mercado.

O dumping é praticado nas vendas para o mercado externo ou pode acontecer no mercado interno?

O dumping diz respeito às vendas feitas ao exterior, mas ele também pode acontecer no mercado interno.

Em quais situações o dumping pode acontecer?

O dumping, geralmente, acontece em duas situações:

a) Quando determinado setor recebe subsídios governamentais e, por isso, consegue exportar seus produtos abaixo do custo de produção.

b) Quando uma empresa decide, através de estratégia para ganhar mercado, arcar com o prejuízo das vendas a preços baixos para prejudicar, ou até mesmo eliminar, algum concorrente.

Onde os casos de dumping ocorridos no exterior são resolvidos?

Casos de dumping ocorridos no comércio internacional são resolvidos na esfera da Organização Mundial do Comércio (OMC), que condena veementemente essa prática. Por outro lado, as ocorrências que acontecem no mercado interno, geralmente são resolvidas por algum órgão específico. No caso brasileiro, esse órgão é o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Qual é o objetivo final da prática do dumping?

A empresa que prática o dumping faz o preço dos seus produtos ficar abaixo do preço de custo por algum tempo. Após eliminar a concorrência, a empresa que praticou o dumping aumenta o preço do seu produto acima da média do mercado, com o objetivo de compensar perdas e melhorar seu resultado financeiro.