Doleiro Dario Messer revela que pagou propina a procurador da Lava Jato

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Foto por Freepik.com

Dario Messer, popularmente chamado de “doleiro dos doleiros”, revelou, em conversas por telefone com Myra Athayde, sua namorada, e obtidas pela Polícia Federal, que teria pago propina a Januário Paludo, um dos procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba.

Os telefonemas alegam que Paludo seria um dos destinatários das propinas que “os meninos” pagam todo mês. Os meninos, segundo a PF, seriam Claudio Fernando Barbosa de Souza, o Tony, e Vinicius Claret Vieira Barreto, o Juca, que trabalharam com Messer em operações de lavagem de dinheiro no Rio e, após serem presos, viraram delatores.

Os pagamentos estariam ligados a uma proteção que ele teria em supostas atividades ilegais e serviram de base para a operação Patrón, nome dado à ultima fase de investigações da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Em 2018, Juca e Tony prestaram depoimento e confirmaram o pagamento de US$ 50 mil por mês a um advogado, Antônio Figueiredo Basto, em troca de proteção a Dario Messer contra eventuais investigações da Polícia Federal e do Ministério Público.

Antônio Figueiredo Basto, advogado citado por Juca e Tony como destinatário de propinas milionárias, falou ao portal Uol, e negou as acusações, se dispondo até a abrir seu sigilo bancário.

“Desafio a qualquer um provar isso. Abro meu sigilo bancário e telefônico, abro o sigilo de minha família. Não provarão pois nunca existiu”.

Segundo informações do próprio Uol, a Lava Jato do Rio já enviou o relatório para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que deve definir quais providências tomar. O portal procurou também a força-tarefa de Curitiba, mas Paludo, acusado por Dario Messer, preferiu não se manifestar.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil