Dólar Alto: Quem ganha e quem perde?

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Photo by Mackenzie Marco on Unsplash

Nessa semana, após o discurso do Ministro da Economia, em Washington, o dólar chegou a bater R$ 4,27, o maior valor da história ante o real. “É bom se acostumar com juros mais baixos por um bom tempo e com o câmbio mais alto por um bom tempo”, disse Paulo Guedes.

No entanto, para Thiago Salomão, analista chefe da Rico, a apreciação do dólar vai além da fala de Ministro da Economia. “Investidores não compraram a retomada do Brasil, e essa convicção só virá com crescimento. O desinteresse internacional no mercado brasileiro, ficou evidente com o fracasso do leilão do pré-sal no início do mês.” Ou seja, a alta reflete o distanciamento dos investimentos globais do país devido as incertezas políticas e econômicas.

Quem ganha?

Naturalmente, as empresas exportadoras são beneficiadas pelo aumento do dólar, pois recebem em moeda estrangeira. Mas, devido a complexidade de suas operações será necessário que alta se prolongue por mais tempo para que seja sentida.

As companhias de papel e celulose, proteína, bem como mineradoras também são favorecidas pelo real depreciado. Por causa, da demanda internacional e produção nacional, o que resulta em custos em reais e receita em dólar, ou seja, a margem aumenta.

Acredita-se que o setor de Turismo brasileiro será o maior beneficiário da alta do dólar, no curto prazo. Isso acontece porque com a alta da moeda americana o preço das passagens para o exterior ficarão mais caras. E, por consequência os brasileiros irão preferir realizar viagens domésticas em detrimento ao exterior.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quem perde com dólar alto?

Como na maioria dos casos, o maior impactado pelo aumento do dólar pode ser a população brasileira. Visto que as empresas repassam a elevação da moeda estrangeira para o consumidor final.

Entretanto, é esperado que o empresariado ainda não reajuste o preço por causa do arrocho econômico vivenciado  nos últimos anos. Ou seja, devido a situação financeira crítica, talvez o brasileiro não seja capaz de absorver o aumento. E por consequência, deixe de comprar determinado produto, forçando as empresas reduzirem suas margens, pelo menos por enquanto.

Mas, se a moeda americana permanecer em patamares elevados por muito mais tempo, o impacto será sentido de diversas formas em diferentes setores.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.