Diferença entre Investidor e Trader

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Unsplash

Algumas pessoas que estão iniciando no mundo dos investimentos confundem trader com investidor. Neste artigo, você entenderá a diferença entre esses dois players do mercado financeiro.

Mas, antes é preciso ressaltar que ambos os participantes são fundamentais para o bom funcionamento do sistema financeiro. Isso porque basicamente um fomenta a liquidez para o mercado e o outro financia os projetos das empresas.

Trader

O trader é um especulador do mercado financeiro, por isso não está interessado na qualidade do ativo. Ao realizar um trade, o indivíduo deseja se aproveitar de um movimento pontual de preço, de modo a obter algum retorno financeiro na operação.

Tudo sobre Investimentos em mais de 80 aulas GRATUITAS

Portanto, o método de análise mais utilizado para esse tipo de atividade é a abordagem gráfica ou técnica. Esse mecanismo avalia o volume negociado de determinada série de preços para identificar padrões na oscilação de preço do ativo.

Para isso, o trader usa gráficos para aproveitar oportunidades de ganho no curto prazo.

Investidor

Diferentemente do trader, o investidor procura ativos de qualidade e segurança para o longo prazo. Sendo assim, ao realizar um investimento, o investidor abre mão de usar os recursos agora para receber o capital acrescido de juros mais a frente.

Realize o teste e descubra investimentos perfeitos para seus objetivos

Desse modo, a oscilação de preços no curto prazo, não interessa muito para investidor.

Entendida a diferença entre trade e investimento, cabe a cada um escolher a abordagem mais aderente ao seu perfil e objetivo. Pois, dada a complexidade do mercado financeiro não é possível determinar qual estilo de investimento é o melhor.