Dicas valiosas para vencer a concorrência no seu negócio

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Freepik

Por mais inovador que seja seu modelo de negócios, ninguém nunca está sozinho  no mercado. Pouco importa o setor de atuação que você está, o produto ou a empresa em que você trabalha, por mais diferente que seja seu produto, você sempre terá que vencer a concorrência. Preocupar-se com as empresas concorrentes faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor.

O empresário acomodado e que deixa de implementar novas práticas na sua empresa, acaba perdendo clientes para a concorrência. Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégicas básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência.

 Estratégias para vencer a concorrência:

CONHEÇA SEUS CONCORRENTES: Faça uma análise sobre o perfil dos seus concorrentes, conheça seus pontos fortes e fracos. Concentre sua análise em pontos como presença online, produtos, serviços e tempo de existência. Esse é o passo inicial para definir quais serão os seus diferenciais.

UTILIZE UMA BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING: Tenha em mente sempre, de que adianta você ter um ótimo produto, se o seu cliente em potencial não consegue encontrá-lo? Lembre-se, a função do marketing é divulgar o nome da sua empresa  e fazer com que o seu negócio seja reconhecido pelo seu público consumidor e pelo mercado.

CONTRATE FUNCIONÁRIOS QUE SAIBAM ATENDER BEM: Sei que isso pode parecer óbvio, mas é muito importante para o sucesso de um negócio. De forma consciente ou não, as pessoas são mais propensas a comprar algo se gostarem do vendedor que está fazendo o atendimento.

FORNEÇA UM BOM ATENDIMENTO NO PÓS-VENDA: Stella Kochen  Susskind,  presidente da Shopper Experience, empresa de avaliação do atendimento ao consumidor, afirma que uma boa experiência de compra é  fundamental para se diferenciar. Segundo ela, é importante levar isso para o pós-venda também.

Muitas experiências de compra não muito boas são compensadas com um pós-vendas adequado. Ou seja, faz-se a troca do produto, sem tomar muito tempo do cliente e sem exigir-se muita burocracia.

EVITE GUERRA DE PREÇOS: Não existem vencedores em competições de quedas de preços. Você poderá obter vantagens caso tenha uma  oferta com um preço mais convidativo. Porém, isso é bem diferente de desvalorizar o seu produto e assim, comprometer o seu fluxo de caixa. Pense bem nisso!.

SEJA CRIATIVO E RÁPIDO NA INOVAÇÃO: Empresas com melhor desempenho em criatividade e inovação, são mais  propícias a crescer e se destacar  e assim, vencer a concorrência.

Como posso agregar criatividade e inovação ao meu negócio? 

Isso pode ser feito na comercialização dos seus produtos, nas experiências de compra, nos serviços oferecidos, na comunicação no pós-venda, no formato da loja, etc.

NÃO FAÇA OS CLIENTES FICAREM PROCURANDO PELOS  SEUS CONTATOS:  Quando estiver produzindo o site de sua empresa, tome o cuidado de deixar a visualização dos seus contatos em evidência. Deixe isso no menu de navegação e no rodapé do seu site.

DÊ ALGO AO SEU CLIENTE POR NADA OU MUITO POUCO: Você já pensou na possibilidade de dar ao seu cliente um voucher (vale) para resgatar em seus produtos e serviços? Se eles gostam do que você faz, eles vão gostar ainda mais de você após isso.

Isso é bom, porque: forçará com que eles retornem a sua loja. Os clientes, geralmente, odeiam desperdiçar brindes. Quando eles voltarem a sua loja para resgatarem seu vale, poderão comprar outros itens.

FOQUE NA QUALIDADE DO PROCESSO: Você pode vencer a concorrência ao deixar mais fácil, simples e prático, fazer negócios com sua empresa do que com eles. Verifique as classificações  e notas dadas  em redes sociais dos seus concorrentes para verificar como os consumidores avaliam seus serviços, isso servirá de parâmetro para você melhorar a sua maneira de atendimento.

PERSONALIZE O SEU NEGÓCIO: O importante em qualquer ramo de negócio é nunca ser igual, evite atender sempre da mesma forma, seja diferente, atraia sua clientela com produtos ou serviços diferenciados, lembre-se: todos em maior ou menor grau, gostam de novidades.

SEJA ÉTICO: Fique atento as possibilidades de sinergias, pois concorrentes podem virar parceiros da noite para o dia. Nada é mais valioso do que uma reputação sólida!.