Dicas para manter saúde mental durante quarentena

Angélica Weise
Jornalista formada pela UNISC e com Mestrado pela UFSM. Escreve sobre tecnologia, política, criptomoedas e atualidades.
1

Crédito: Pixabay

Desde o início da pandemia do coronavírus a população passou por momentos de dúvida e medo. A incerteza sobre o futuro, ficar longe das pessoas que amamos pode afetar a saúde mental da população.

Isso pode piorar principalmente para aqueles que já sofrem de ansiedade ou outros comportamentos, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), depressão.

Por isso, os profissionais da área da saúde indicam cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos em casa (youtube e aplicativos podem ajudar), e manter o contato com familiares e amigos através das redes sociais.

Quanto mais tempo em casa, muitos irão se sentir solitários e ansiosos. Por isso, é importante manter alguns hábitos para uma boa saúde mental durante a quarentena. Confira essas dicas:

Dicas gerais

  • Fique conectado com seus seus familiares e amigos e tente continuar sua rotina diária. Você pode manter contato através de redes sociais, videoconferências e telefonemas.
  • Em tempos de estresse, preste atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Faça atividades que você gosta e que relaxem.
  • Faça exercícios regularmente, durma no horário regular e coma de forma saudável.
  • Organize seu tempo para saber quando ler as últimas notícias sobre o coronavírus para que não cause estresse ou ansiedade; e evite as informações que geram esses sentimentos. Para isso, você pode escolher determinados horários do dia para ver as informações, e assim proteger sua família.
  • Não associe a doença a nenhuma nacionalidade ou grupo étnico. Em vez disso, seja mais compreensivo com aqueles que testaram positivo para o vírus.
  • Encontre maneiras de também compartilhar histórias e experiências positivas de pessoas que tiveram a doença e recuperaram ou receberam o apoio de pessoas que amam.
  • Honre as pessoas que trabalham em profissões como a medicina, que atualmente desempenham um papel importante em salvar nossas vidas.

Conselho da OMS para enfrentar a pandemia do coronavírus

Entre os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma quarentena mais saudável estão os seguintes:

  1. Alimentação saudável porque ajuda o sistema imunológico do corpo a funcionar corretamente.
  2. Limitar o consumo de álcool e evitar bebidas açucaradas.
  3. Fazer exercício. A OMS recomenda pesquisar na Internet por exercícios e movimentar o corpo por alguns minutos do dia.
  4. Não fume, pois aumenta o risco de ser afetado por outras doenças graves.
  5. Não ficar sentado na mesma posição por muito tempo. Para cada 30 minutos sentados, levante-se e faça uma pausa por três minutos.
  6. Em relação à saúde mental procure conversar com pessoas que você conhece e confia.
  7. Ouça música, leia um livro, veja um filme que goste e que faça bem a você.

E então? Preparado para colocar as dicas em dia?

Lembre-se que se você não estiver se sentindo bem, profissionais da área da saúde, como psicólogos estão atendendo em diversas regiões do Brasil. Procure se informar na sua região se existe esse tipo de serviço que neste momento atual é online e gratuito.