Dicas para investir bem o seu dinheiro

Saber como e onde investir é fundamental se você não quer ver o seu poder de compra derreter com a inflação. Mas como fazer bons investimentos para realizar todos os seus objetivos?

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Crédito: Close-up Of Piggy Bank With Eyeglass And Blackboard With Question Marks On Desk

A resposta para essa pergunta passa por algumas etapas primordiais para todo bom investidor. Elas vão potencializar os seus ganhos e direcionarão as operações entre as diferentes possibilidades de investimento.

Confira como investir bem o seu dinheiro com as nossas dicas!

Defina o seu objetivo

 Ter um objetivo definido é uma das primeiras coisas que você deve fazer para investir bem o seu dinheiro. Afinal, é preciso foco, senão você tentará acumular capital de maneira aleatória e agir assim facilita a dispersão e, por consequência, perda de dinheiro.

Por isso, tenha bem claro os motivos que te levam a investir. Quer garantir a aposentadoria? Busca dinheiro para viajar? Quer economizar para custear os estudos dos filhos? Responda a essas perguntas para você pensar no tipo, valor e prazo dos investimentos escolhidos.

Entenda o ciclo do seu dinheiro

De forma resumida, o nosso dinheiro deveria seguir esta ordem:

[tie_list type=”thumbup”]

  • Ganhar: é a nossa fonte de renda, como salário ou lucro do próprio negócio;
  • Poupar: acumular parte dos ganhos para uma emergência ou uma compra grande, por exemplo;
  • Investir: pegar uma porcentagem do que foi poupado para fazer o dinheiro virar mais dinheiro.

[/tie_list]

É fundamental entender quanto do seu orçamento equivale a cada etapa desse ciclo. Quando mais você ganhar e poupar, mais poderá investir e, dessa forma, melhores serão os lucros. Por isso, faça as contas e procure acumular capital o máximo possível para investí-lo.

Procure investir em diferentes aplicações

Diversificar é a chave para administrar o seu dinheiro com segurança e obter bons retornos. Deixar todo o seu capital em um único investimento é arriscado, já que se ele tiver performance ruim, você terá prejuízo.

Portanto, busque mesclar diferentes opções como Tesouro Direto, Renda Fixa, Renda Variável, Fundos de Investimentos etc. Ao fazer isso, você mantém diferentes fontes de lucro e, caso uma comece a dar prejuízo, o restante do dinheiro estará resguardado em outros tipos de aplicações.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Aproveite o começo do ano para ganhar mais dinheiro e veja qual o melhor investimento para 2018!

Mas, antes…

Descubra o seu perfil de investidor.

[banner id=”teste-perfil”]

OPINIÃO, por Juliano Custódio

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]A gente acredita que a chance de Geraldo Alckmin ganhar a eleição é muito grande. Partindo desse princípio, se você é uma pessoa que gosta de riscos, vale a pena comprar investimentos atrelados à bolsa. Hoje, há uma continuidade do ambiente de juros porque acredita-se que a inflação vai ficar mais ou menos por aí, porque o Alckmin é dito claramente reformista. Agora, se você acredita que qualquer outro candidato possa ganhar a eleição, a nossa sugestão é que você tome uma decisão mais defensiva, bem mais defensiva. Por quê? Porque a gente vai ver bolsa em queda e a inflação implícita subindo, que naturalmente vai empurrar os juros para cima. O mercado vai começar a esperar uma inflação maior. Isso porque os outros candidatos não têm um viés tão reformista assim, principalmente Lula/Haddad e Ciro Gomes. O Bolsonaro, através do Paulo Guedes, até tem um viés reformista, mas o problema é que a gente não sabe a capacidade que ele vai ter de criar alianças necessárias para fazer as reformas, assim, o mercado tende a acreditar que as reformas fiquem um pouco mais difíceis. O resultado? Vai ter novamente volatilidade, uma inflação esperada, que naturalmente vai empurrar os juros pra cima. Se você não acredita num cenário com Alckmin ganhando, você deve comprar investimentos que cresçam com a inflação, como por exemplo NTN-B, CDBs IPCA+ e quem sabe até comprar dólar, se você for arriscado. Mas para todo mundo serve a dica de que a maior parte dos investimentos, hoje, tem que estar em renda fixa e talvez até investimentos de renda fixa pós-fixados, de preferência aqueles que rendem uma parcela significativamente maior do que o CDI. [/box]

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.