Diamantes perdem o brilho para investidores após queda de ações no mercado

Sabrina Oliveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Diamantes Foto: Divulgação/tiffany

As mineradoras de diamantes estão em queda. O mercado de US $ 90 bilhões está sendo pressionado por problemas de demanda e oferta e enfrenta uma ameaça de longo prazo das pedras preciosas fabricadas.

A gigante da indústria De Beers vendeu 12% menos pedras em sua venda mais recente em comparação com um ano antes, diz Alexandra Wexler no Wall Street Journal. Os ganhos operacionais da subsidiária da Anglo American caíram para US $ 518 milhões no primeiro semestre, uma queda de 27% em comparação com 2018.

A desaceleração da economia global e as tensões comerciais entre Estados Unidos e China pesaram na demanda de luxo. As condições mais rigorosas de empréstimos na Índia, “onde a maioria dos diamantes são cortados e polidos”, também interromperam a cadeia de suprimentos.

Os “diamantes intermediários”, que ligam aqueles que cavam as pedras do chão aos que as vendem nas cidades globais do mundo “estão sendo espremidos como nunca havia acontecido antes”, disse Thomas Biesheuvel ao Bloomberg. O setor está tão abastecido que a De Beers reduziu em 5% os preços das pedras durante novembro.

Miséria de minerador de diamantes de médio porte

No entanto, não é a De Beers a empresa que mais sofre. As ações das sete mineradoras de tamanho médio caíram 88% no ano passado, diz Alex Hamer, da Investors Chronicle. A Petra Diamonds, de Londres, caiu mais de 78% este ano. Um mercado fortemente concentrado agrava os problemas dos participantes menores. O duopólio entre a De Beers e a operadora russa Alrosa deixa os outros “sete mineiros listados” para lutar pelos oitavos restantes do que já é um mercado relativamente pequeno.

A indústria também enfrenta uma ameaça de longo prazo do aumento dos diamantes cultivados em laboratório, que são quimicamente idênticos às pedras extraídas e cerca de 40% mais baratos. Eles também são percebidos como mais éticos por alguns consumidores devido a preocupações com os “diamantes de sangue” e o impacto ambiental da mineração. Embora as pedras fabricadas ainda representem apenas cerca de 3% do mercado de diamantes em bruto, é um setor em crescimento e “as exportações de diamantes sintéticos da Índia estão explodindo”, diz Ben Davis, da Liberum Capital Markets.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

As mineradoras de diamantes de médio porte estão queda, mas os investidores devem agir com cuidado, diz Hamer. Verifique se os mineiros “estão realmente se recuperando antes de comprar”, disse.

Embora os preços gerais do diamante sejam fracos, uma única grande descoberta ainda pode significar um grande lucro, embora imprevisível. A Petra Diamonds, conseguiu no mês passado vender um diamante azul de 20,08 quilates encontrado na África do Sul por US $ 14,9 milhões, encontrando um bom “diamante em um ano difícil”.