Dia de importantes indicadores econômicos – Morning Call

Filipe Teixeira
null

A última sexta-feira antes do carnaval reserva importantes indicadores econômicos: aqui no Brasil, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é considerado o principal indicador brasileiro e objetiva medir a evolução atual da atividade econômica, sendo fundamental para a tomada de decisões da equipe responsável pela política monetária.

A divulgação de hoje (09h00) é referente ao mês de dezembro e trabalha com uma expectativa de recuo da atividade, na ordem 0,27%.

A confirmação deste número, pode mexer com a curva de juros futuros, aumentando ainda mais as apostas em um novo corte nos juros ainda em 2020.

Nos EUA, o dia é igualmente importante no quesito indicadores: em meio à incertezas quanto os novos números apresentados pela China sobre o coronavírus, conheceremos os números da produção industrial e as vendas no varejo, ambos referentes ao mês de janeiro.

Na Europa, os dados já são conhecidos: Na Alemanha o PIB do quarto trimestre ficou estagnado, contrariando a projeção de alta de 0,1%, que já demonstrava as dificuldades de reação, observada ao longo de todo 2019, na maior economia da zona do euro.

Na zona do euro, a segunda leitura do PIB, mostrou avanço de 0,1% no quarto trimestre em relação ao terceiro, com superávit comercial de 22,2 bilhões de euros.

Na Ásia, você sabe: não se fala em outra coisa: a nova metodologia na contagem de vítimas, que agora contempla os resultados de exames clínicos e não apenas laboratoriais, dão conta de 63.851 casos confirmados, com um total de 1.380 mortes.

O dia marca ainda a segunda oferta de dólar futuro do Banco Central, no valor de R$1 bilhão, sob a justificativa da suposta demanda por proteção. Sendo verdade ou não, o movimento é importante para mostrar que o Banco Central está atento e atuante, garantindo um mercado mais normalizado, o que não vinha sendo o caso observado no dólar, seja pelo coronavírus, pela queda na Selic ou por mais uma fala atabalhoada de Paulo Guedes, que tem se notabilizado por acertar no conteúdo, derrapando na forma como se expressa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Na política, a promessa de encaminhamento do texto da Reforma Tributária, ao que tudo indica não será cumprida. Parafraseando a passagem bíblica: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um parlamentar em Brasília na semana que antecede o carnaval.

No mais, o dia marca a véspera do exercício de opções na segunda-feira e ao que tudo indica até o momento (principalmente nas blue chips), os vendidos estão vencendo a queda de braço desta vez.