Devido ao coronavírus, Opep vai fazer reunião de emergência para averiguar queda nos preços do petróleo

Juliana Gusmão
null
1

Crédito: Foto por Freepik.com

Conforme reportagem do jornal O Globo, na próxima terça (4) e quarta-feira (5), a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e sua aliada Rússia, vão realizar uma reunião técnica onde irão tratar assuntos relacionados a queda nos preços do petróleo bruto devido à epidemia do coronavírus, informou uma fonte à AFP.

— Está previsto o encontro de uma comissão técnica mista para terça e quarta na capital austríaca (sede da Opep) — informou a fonte.

A principio, já no início do ano, os preços do petróleo reduziram bastante, pelo temor crescente junto a economia da China. Essa redução ocorreu por conta da disseminação do vírus surgido em Wuhan.

BDRs. Alternativas para investir no exterior diretamente da bolsa brasileira

Desse modo, o barrir Brent, onde é realizado a cotação em Londres, diminuiu abaixo dos US$ 60 logo após reduzir aproximadamente, 12 pontos percentuais dentro de um mês, menor valor desde novembro de 2018.

Além disso, é importante lembrar que a China é o maior importador e de petróleo do mundo.

Concomitante a isso, previsto para os dias 5 e 6 de março, o próximo encontro de ministro dos países da entidade, será liderado pela Arábia Saudita e seus aliados externos, incluindo também a Rússia, na chamada Opep+.

Nesse ínterim, a Opep+ engloba os 14 membros da Opep, além de outras dez potências do petróleo.