Dívida de companhias abertas cresce 50% em 10 anos; veja mais notícias

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores
1

A dívida bruta das empresas de capital aberto no Brasil mais que dobrou em 10 anos. De dezembro de 2011 a março de 2021, o endividamento total passou de R$ 486 bilhões para R$ 1,213 trilhão – crescimento de 149,6%, de acordo com  estudo feito para o Estadão pela Economatica.

Em termos reais (descontada a inflação acumulada, de 66,7%), o crescimentos chegou a quase 50%. Em relação ao patrimônio líquido, a dívida chegou a 115,4% em março – eram 75,9% em 2011.

Ao contrário do que se poderia imaginar, porém, os números mostram que o aumento do endividamento não é um fenômeno de curto prazo, decorrente da pandemia, mas um movimento que vem se acentuando desde o início da década passada.

Maio anima varejo e dá bom sinal à atividade

Com a reabertura do comércio, as lojas voltaram a ocupar espaço nas vendas, e tiveram peso relevante na aceleração da demanda neste mês, em relação a abril, em bens duráveis e vestuário, de acordo com o Valor.

Esse movimento mostra uma curva em suave alta nas lojas de rua e mais acelerada em shoppings nas últimas semanas, de acordo com relatório elaborado pela Cielo para a associação dos shoppings (Abrasce).

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

Pazuello vai a ato político de apoio a Bolsonaro

Depois de participar ao lado do presidente Bolsonaro de manifestação política pró-governo, o general da ativa e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello colocou em xeque a própria posição dentro do Exército. Isso porque estatuto militar o proíbe de participar de atos política, conforme reportagem do Estadão.

A medida está sendo discutida pelo Alto Comando do Exército, que, se resolver pela aposentadoria de Pazuello, deve publicar a decisão no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (24/5). Uma das alternativas colocadas à mesa é remeter a reserva com data retroativa de sexta, de modo a evitar punição disciplinar por ter ido ao ato político.

Pandemia reduz rescisão indireta pelo empregado

Com a pandemia de Covid-19 ficou mais difícil para o trabalhador conseguir a chamada rescisão indireta na Justiça. Na rescisão indireta, obtida somente pela Justiça, o trabalhador garante o direito de receber verbas rescisórias, como se tivesse sido demitido — inclusive a indenização de 40% sobre o FGTS, conforme informou o jornal.

Países ricos detêm 45% das doses disponíveis

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países ricos, com 15% da população mundial, adquiriram 45% de todas as vacinas disponíveis contra o vírus. As informações são do Estadão.

Os números retratam a desigualdade entre países ricos e pobres.

Nesta semana a vacinação bateu a marca de 1,6 bilhão de doses aplicadas.

Atualização Covid-19

O Brasil teve 890 óbitos confirmados por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 449.068. Os novos casos positivados foram 35.819, de um total de 16.083.258 milhões.

(Por Felipe Moreira)