Mercado vê alta do Ibovespa em 9% no ano; veja mais notícias 

Felipe Moreira
Editor na EuQueroInvestir, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional.
1

Apesar do cenário político conturbado e o agravamento da pandemia de covid-19 no país, analistas esperam uma valorização adicional do Ibovespa neste ano. As informações são do Valor.

A mediana das estimativas coletadas com 12 instituições financeiras para o principal índice da bolsa brasileira ficou em 130 mil pontos em dezembro, valorização de 9% em relação à marca atual de 119 mil pontos. As projeções variam de 128 mil a 140 mil pontos.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Com alta vertignosa do IGP-M, Congresso votará substituição por IGPA

A Câmara deve votar nos próximos dias uma nova regulamentação para o reajuste de aluguéis no Brasil.

O projeto do deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-SP) determina o IPCA, o índice oficial de inflação, como o teto para os reajustes anuais de contratos residenciais e comerciais – hoje, a maior parte é corrigida pelo IGP-M.

O texto já ganhou prioridade na fila de votação da Casa. Apesar disso, o tema é polêmico e encontra resistência em parte do mercado, que defende a livre negociação entre as partes.

Pandemia atrapalha a inserção de recém-formados no mercado

A crise sanitária e econômica provocada pela pandemia dificultou ainda mais a inserção de recém-formados no mercado de trabalho, segundo pesquisa pelo feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) e disponibilizada ao  Valor.

Foram ouvidas 8.465 pessoas de todos os Estados formadas entre o fim de 2019 e de 2020. A pesquisa mostrou que apenas 14,87% delas conseguiram trabalho na área de atuação em até três meses de formados. Em pesquisa anterior, que contemplou o período de 2014/2018, a parcela era de 27,02%.

PEC fura-teto visto como foco de tumulto

A ideia da PEC para deixar alguns gastos ligados à pandemia fora do teto de gastos está sendo alvo de disputa dentro do governo, segundo reportagem do Valor.

Apelidada de Pec fura-teto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta é vista como mais um foco de ameaça e tumulto político, em um ambiente já desgastado por conta do Orçamento e pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

CPI terá foco ampliado e minoria governista

Comissão também vai apurar repasses a estados. Governadores e prefeitos, porém, não são formalmente alvos da CPI, como o presidente Jair Bolsonaro queria.

Um revés mais duro para o governo será a composição da comissão, com maioria dos senadores de oposição ou independentes, seg O Globo

CPI investigará governo federal e repasses a estados – A CPI da Pandemia foi aberta no Senado e o presidente Jair Bolsonaro, derrotado em sua tentativa de instalação, mas conseguiu incluir nas investigações de verbas aos repasses a estados e municípios. Estadão.

 

Promessa de imunização acelerada tem entraves – Entre os desafios estão o alto número de entregas previstas apenas para o segundo semestre, as dificuldades na obtenção de insumos e a existência de contratos de imunizantes ainda sem aval da Anvisa – que é necessário para a oferta das doses. Folha de S. Paulo.

Atualização Covid-19 

O Brasil teve 3.808 óbitos confirmados por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 358.425 . Os novos casos positivados foram 82.186, de um total de 13.599.994 milhões.

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo