Mercado financeiro: o que você deve ficar de olho

Filipe Teixeira
Colaborador do Torcedores
1

A desvalorização do yuan e a divulgação de informações sobre a economia internacional prometem deixar essa semana agitada

Na China, flutuações no valor do yuan permanecerão sob os holofotes. Enquanto isso, os investidores tentam descobrir se uma queda abaixo do nível de 7 por dólar representa uma estratégia deliberada de Pequim para desvalorizar a moeda em resposta às ameaças tarifárias do governo de Trump.

Nos EUA, os observadores do mercado financeiro estão esperando relatórios na quinta-feira. Os dados incluem as vendas de varejo e a produção industrial de julho, a última deve mostrar crescimento. O indicador do mercado imobiliário da NAHB, o FED da Filadélfia e os números do seguro-desemprego também devem ser divulgados.

A Wall Street espera um crescimento nos lucros do terceiro trimestre de 1,8%, que é baixo em comparação com a expectativa de 6,8%, estimada no dia 1º de julho. A estimativa do quarto trimestre caiu 3%, de 9,8% para 6,5%. Por isso, as vendas no varejo do país norte-americano esperam uma queda para o resto no ano.

A Alemanha divulgará os dados trimestrais sobre o PIB (Produto Interno Bruto) e informações sobre a zona do euro.

No Reino Unido, os investidores receberão o relatório de emprego de junho. Mas não só isso. Números sobre as vendas do varejo e a inflação também serão divulgados. Os dados ajudarão os formuladores de políticas do Banco da Inglaterra a determinar se a economia precisa de restrição ou flexibilização.

Por aqui, o ministro Paulo Guedes pode divulgar a agenda econômica para o segundo semestre. A tão esperada agenda de privatizações será publicada junto com as medidas para desburocratização e informações sobre a Reforma Tributária.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

No entanto, o Teste de Perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.