Desafios e recompensas aos candidatos democratas são esperados na Super Terça

Rebeca Torres
null

Crédito: Reprodução / Creative Commons

Desafios e recompensas aos candidatos democratas são esperados na Super Terça das primárias, que acontece dia 3 de março. São 14 estados e um território dos EUA que vão realizar votações no mesmo dia, momento que pode ser crucial na decisão de qual pré-candidato democrata os eleitores querem ver competir com o presidente republicano Donald Trump nas eleições em novembro.

Dessa vez, mais de um terço dos participantes serão melhor distribuídos nas disputas que ocorrem na próxima terça-feira (3) – nos quatro primeiros estados que participaram da primeira votação em fevereiro, eles eram menos de 5%.

Essa votação, promete ser decisiva, para testar o favoritismo conquistado com o passar do tempo pelo senador Bernie Sanders, após ele vencer nas cidades de New Hampshire e Nevada e quase empatar com Pete Buttigieg no Iowa.

BDRs| Confira os papéis disponíveis para Investimentos

Já Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, entrará na disputa a partir daqui, como um oponente intermediário a Sanders, que se auto intitula um candidato democrata socialista, e que pode vir a gerar uma divisão do grupo de candidatos que ainda estão em campanha.

Super Terça

A Super Terça será o momento em que um conjunto de estados realiza eleições primárias em um mesmo dia e que, historicamente, costuma estreitar ainda mais seus oponentes.

Os estados da Califórnia e do Texas, são as grandes apostas e os grandes desafios do dia, pois ambos vão contar com a participação de 415 e 228 delegados, respectivamente.

A Califórnia, o estado mais populoso dos EUA, com mais de 39 milhões de habitantes, em 2016, realizou sua primária em julho, mas agora optou por participar da Super Terça para tentar aumentar sua importância.

Os outros Estados com primárias marcadas para o mesmo dia são Alabama, Arkansas, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Utah, Vermont e Virgínia. Vermont, inclusive, é o estado de Bernie Sanders.

Há votações também na Samoa Americana, território norte-americano do Pacífico, além de um grupo de eleitores que residem no exterior.

Vários Estados que tem o fuso horário da costa leste serão os primeiros a encerrar a votação, pontualmente às 21 horas (horário de Brasília) da terça-feira (3). E os primeiros resultados devem começar a surgir em seguida, podendo se estender por horas até que todos os votos sejam computados e os ganhadores revelados.

Delegados em disputa

Os pré-candidatos não devem apenas investir tempo e dinheiro na campanha para ganhar mais votos. Precisam ter uma infraestrutura e arrecadar fundos para assim conseguir veicular anúncios na mídia televisiva.

Entre os muitos desafios, o principal está em conseguir o máximo de delegados possível. São 1.357 delegados em jogo. A Super Terça distribui, portanto, 34% deles em disputa, o que pode praticamente definir a corrida.

LEIA MAIS
Bernie Sanders e Elizabeth Warren intensificam brigas

Em entrevista, Bernie Sanders diz que como presidente iria intervir entre China e Taiwan