Dentro de uma década, produção de alimentos a partir de microrganismos será comum

Gabriela Brands
Profissional com graduação em Jornalismo, pós-graduação em Planejamento em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem e em Marketing. Tem experiência sólida em Comunicação Política, Assessoria de Imprensa e Gestão de Crises.

Crédito: Corn Fields - Agriculture Photo Theme. Small Corn Plants Horizontal Photo.

Chamada de fermentação de precisão, a produção de alimentos a partir de microrganismos será amplamente utilizada em 2030. O processo, que permite programar carboidratos, por exemplo, para produzir moléculas orgânicas complexas é estudada por laboratórios no mundo inteiro.

A possibilidade de utilização desses microrganismos em alimentos deve provocar inúmeras mudanças na indústria de alimentos como conhecemos. Acredita-se que em 2030, proteínas feitas a partir desse processo, custarão um quinto daquelas produzidas hoje, a partir da carne e do leite.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

Um relatório divulgado pelo grupo de especialistas em finanças e tecnologia, RethinkX, analisa como essas transformações afetarão a sociedade.

Meio Ambiente deve ganhar com produção de alimentos em laboratórios

O documento divulgado pelo grupo afirma que a fermentação de precisão deve reduzir a necessidade logística do mundo. Além disso, tem potencial para diminuir a emissão de gases de efeito estuda. O RethinkX prevê que as emissões de gases de efeito estufa dos EUA cairão 60% em 2030. E em 2035, elas poderão cair quase 80%.

Apesar dos ganhos sustentáveis, o futuro da produção de alimentos reserva outro problema: de ordem econômico e social. Isso porque, caso as previsões do RethinkX se confirmem, a área de terra utilizada pela agropecuária deve diminuir. Com isso, milhares de pessoas devem perder seus postos de trabalho.

É necessário que a sociedade passe a olhar com mais atenção para essas novas tecnologias e se prepare para encarar o futuro da indústria alimentícia com todas suas vantagens e desvantagens.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.