Demanda chinesa aumenta exportações do Brasil e eleva preço da carne no país

Cláudia Zucare Boscoli
Colaborador do Torcedores
1

A demanda chinesa por carne está fazendo o preço do produto subir no Brasil. Em razão da escassez de carne provocada pela peste suína africana, a China aumentou consideravelmente suas importações de carne bovina brasileira.

Por esse motivo, as exportações do Brasil para a China deram um salto de 62% em outubro, em relação ao mesmo período de 2018.

No entanto, se o momento é de euforia para os pecuaristas, quem sofre com a notícia é o consumidor brasileiro, que está pagando mais caro pela carne.

Carne pressiona a inflação

Pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, da Fundação Getúlio Vargas, a carne bovina apareceu entre os destaques do mês de novembro, com alta de 5,26%, dez vezes mais do que o visto em outubro.

“Estamos no auge do aumento de preço. A carne vai continuar subindo e vai impor um desafio para a dona de casa. Quando a carne bovina sobe, outras carnes também sobem, ainda que não houvesse razão para isso, elas sobem pela questão da substituição do produto”, afirma o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV.

A proximidade das festas de final de ano e o décimo terceiro devem aumentar ainda mais a procura por carne, o que fará o preço continuar a subir, prevê o economista.

“O certo seria não consumir, mas a pessoa vai deixar de comemorar o fim do ano?”, questiona. Para ele, a carne segue pressionando a inflação em novembro e dezembro.

LEIA MAIS

Energisa pretende investir R$ 7,5 bilhões em obras de infraestrutura no Brasil

Itaú é multado pela Prefeitura de São Paulo em R$ 3,8 bilhões

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.