Defesa de Lula recorre ao STF para anular condenação do ex-presidente

Weslley A. Santos
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução / Correio

A defesa do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ontem (02) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão que aumentou para 17 anos de prisão a pena no processo do sítio em Atibaia. Em acréscimo, Lula foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em primeira instância, pela juíza do TRF4, Gabriela Hardt.

Compreenda o caso

No dia 6 de fevereiro de 2019, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, pelos crimes de lavagem e corrupção de dinheiro.

Desse modo, essa foi a segunda condenação do ex-presidente no âmbito da lava jato, sendo a primeiro no caso do Tripléx em Guarujá (SP).

Nessa lógica, de acordo com a sentença da primeira instância, Lula recebeu vantagens indevidas das empreiteiras Odebretch e OAS por meio da reforma do sítio em Atibaia, que costumava frequentar com a família.

Dessa maneira, a obra teria custado cerca de R$ 1 milhão e todo esse dinheiro teria sido descontado de propinas devidas pelas empresas em troca de favorecimento ilícito em contratos com a Petrobas. Ademais, essa denuncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) e foi acolhida pela juíza Hardt.

No que diz respeito as reformas no sítio, foram realizadas as seguintes alterações/construções:

  • Construção de uma casa no fundo dos sítios
  • Construção de uma saúna
  • Reforma de um campo de futebol e de uma piscina
  • Instalação de uma cozinha projetada
  • Reforma de um lago

O pedido da defesa de Lula

O recurso da defesa do ex-presidente foi apresentado ao relator do caso, ministro Edson Fachin, alegando que o processo não seguiu a tramitação correta.

Dessa forma, para os advogados, a decisão do TRF4 deve ser anulada por não ter respeitado a ordem cronológica, obrigatória por lei, para ser julgada.

Além disso, a defesa de Lula argumenta que não há provas para a condenação, o ex-presidente se autointitula inocente.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.