NotíciasPolítica

Reviravolta: Defesa de Lula desiste de pedido de liberdade no STF

Os advogados do petista tomaram a decisão depois que o ministro Edson Fachin, sugeriu que a Corte poderia analisar a inelegibilidade de Lula na mesma ação.

Avalie este artigo!

lulapreso 1024x576 - Reviravolta: Defesa de Lula desiste de pedido de liberdade no STF

A decisão foi tomada no fim da tarde desta segunda-feira, 6 de agosto. A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai mais levar adiante a ação pedindo a suspensão da prisão do ex-presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido tinha sido encaminhado para análise no plenário da Corte, mas, por enquanto, não tinha data para o julgamento por parte dos ministros.

A defesa de Lula pedia que o STF suspendesse o recurso extraordinário movido contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de segunda instância, que levou o ex-presidente à prisão. Se os ministros fossem favoráveis, a sentença contra o petista, inclusive sua detenção, seria suspensa.

Ao anunciar a desistência da ação, os advogados de Lula alegaram que a decisão foi tomada por causa do despacho do ministro Edson Fachin, que ele sugere que o STF analise também a inelegibilidade de Lula – conforme a Lei da Ficha Limpa – junto com a liberdade. Os advogados deixaram claro que o pedido dizia respeito apenas sobre na liberdade do ex-presidente, e não sobre os direitos políticos.

Em resumo, a possibilidade de Lula ganhar liberdade foi “largada de mão” porque o STF poderia declará-lo inelegível já neste momento, ou seja, antes do tempo previsto pelo PT. Condenado a doze anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá, Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sancionada por ele mesmo em 2010. O líder petista está preso há quatro meses na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Mesmo virtualmente inelegível, Lula deve registrar sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.

O PT definiu que o candidato a vice-presidente na chapa é Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo. O partido também fechou com o PCdoB para que a deputada Manuela D’Ávila assuma a candidatura de vice quando Lula for barrado pelo TSE.

Agora, vamos falar de investimentos?

Comece descobrindo o seu perfil de investidor. Faça o teste aqui mesmo. É rápido e fácil!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close