Day Touro: Romero Rodrigues diz que empreender é uma jornada

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Day Touro

Empreender é uma jornada. E quem é bem-sucedido nessa caminhada, consegue prosperar como empresário. A avaliação é de Romero Rodrigues, sócio diretor da Repoint Eventures. Ele foi um dos convidados do Day Touro nesta quarta-feira (5).

Veja a transmissão completa.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

Rodrigues é co-fundador e ex-CEO do Buscapé. Em sua participação no evento, ele contou como foi sua trajetória no site de comparação de preços. Ele disse que iniciou o negócio em 1999, mas conseguiu obter receita somente em 2002. Ou seja: foram cerca de três anos até que o empreendimento pudesse finalmente dar frutos.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.

“Passar pela arrebentação (onde quebram as ondas) é difícil. Mas depois de passar, o crescimento da startup é quase automático”, disse ele.Day Touro

Romero Rodrigues: adaptabilidade é um diferencial do brasileiro

O empresário também deu dicas para que um negócio dê certo. A primeira é ter sempre dinheiro em caixa. A segunda é conseguir se reinventar diante das dificuldades. Já a terceira é saber usar as ferramentas digitais existentes para solucionar os problemas.

“Uma empresa não quebra porque dá prejuízo. Mas sim porque o dinheiro acaba. Na pandemia teve muita gente que se reinventou”, disse ele.

Além disso, o empreendedor brasileiro tem um diferencial. Que é a capacidade de se adaptar aos problemas. Rodrigues explicou que, nos Estados Unidos, há um mercado de regras estáveis. Então, basta o empreendedor seguir uma “receita de bolo” para prosseguir.

Já no Brasil existe uma situação oposta. As regras mudam e existem dificuldades tributária. Ele lembrou ainda que o empreendedor brasileiro se destaca pela capacidade de adaptação às dificuldades.

Empreender nos EUA também tem desafios

Por outro lado, empreender nos Estados Unidos também tem seus desafios. Isso porque o mercado é muito grande. Portanto, o empresário precisa ser melhor do que todos para se destacar. O sócio diretor da Redpoint explicou que, no Brasil, após vencidas as dificuldades, há mais facilidade para o empreendedor se destacar, dado que existem muitas oportunidades.

Porém, por aqui, as startaups nacionais enfrentam mais um problema: obter profissionais qualificados. “A qualificação é um problema.  E a questão tributária também não ajuda”, disse.

Quem é Romero Rodrigues

Romero Rodrigues é um dos fundadores do site Buscapé e foi CEO da companhia. Ao lado de outros dois colegas de faculdade, Romero deu início a um projeto inovador que, anos mais tarde, viria a ser vendido para o grupo sul-africano Naspers por mais de US$ 370 milhões.

Nascido em 1977 na cidade de São Paulo, começou a cursar Engenharia Elétrica aos 18 anos. Estudou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Durante a faculdade, trabalhava como estagiário no laboratório de pesquisa. Foi lá que conheceu os futuros sócios, os também estudantes Ronaldo Takahashi e Rodrigo Borges. Os três fundaram o Buscapé em 1999.