Day Touro: Atom (ATOM3) investe em processo de educação financeira

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

A Atom (ATOM3) tem investido em educação financeira e isto tem sido uma meta importante. Isso porque quanto mais pessoas souberem investir, mais elas poderão fazer girar mais a roda da economia.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, o que amplia o desafio de busca pelas melhores aplicações para multiplicá-lo

Carol Paiffer, CEO da Atom S/A, e seu irmão, José Joaquim Paiffer, CEO da Atom Traders participaram do Day Touro, comandado por Pablo Spyer, nesta quarta-feira (5).

Carol Paiffer contou que é importante que a cultura brasileira deixe de ser uma cultura do endividamento. A ideia é que o país passe a ter uma cultura de investimento. Essa mudança pode ser alcançada pela educação financeira.

Um dos objetivos dela é ajudar a ampliar o número de mulheres investidoras. Atualmente, 26% das pessoas que investem em bolsa são mulheres. Há mais de dez anos, eram somente 5%.

“Quando incluímos mais mulheres, há um agente de transformação. Há capacidade de impactar mais as pessoas”, disse ela.

Day Touro: crescimento evidenciou necessidade de educação financeira

Joaquim disse que a ideia de investir quando a empresa começou a crescer. Daí percebeu que a receita da companhia só vinha dos traders. “Precisávamos popularizar os investimentos. Naquele momento, em 2015, tinham 300 mil investidores na bolsa. Então a gente investiu no processo educacional

O CEO da Atom Traders disse que o Brasil é um país muito difícil para os empreendedores. No entanto, ressaltou que quem tem determinação colhe bons frutos.

E para ter sucesso é preciso mais do que estratégia. O executivo ressaltou que é fundamental ter um processo seguindo um planejamento. “É preciso entender o processo de formação de preço, de ciclos econômicos e tudo isso vai sendo desenvolvido ao longo do tempo”, completou.

Explicou ainda que 2020 foi um ano desafiador para os investimentos por conta da pandemia. Isso porque os juros ficaram abaixo do nível do mercado ao passo que o dólar subiu. Esse cenário foi provocado porque o setor de serviços parou. Mas o agronegócio e a indústria tiveram bons resultados por conta do câmbio elevado.

Cenário econômico

O executivo explicou que o cenário será melhor traçado em junho e julho. Para ele, o mais provável é que os juros voltem a subir e cheguem ao fim do ano entre 5% e 6% ao ano.

“Vemos uma distorção da taxa de juros a longo prazo e uma taxa de juros de curto prazo mais baixa. Mas no fim do ano, os juros devem estar mais controlado e a inflação também”, disse.

Quem são Ana Carolina e José Joaquim Paiffer

Conhecida por sua expertise em Day Trade, a empresária Carol Paiffer comanda junto com seu irmão, José Joaquim Paiffer, a maior empresa de trader da América Latina.

Os dois fundaram a Atom S/A (ATOM3), empresa listada na Bolsa de Valores e focada em Day Trade. Carol Paiffer ocupa o posto de CEO e diretora da área de investimentos. É ela também a “garota-propaganda” da empresa, que aparece nos vídeos, dá dicas e fala sobre o mercado trader.