Crise torna sonho da locação mais distante para 45% de ouvidos por pesquisa

Marcello Sigwalt
null

Crédito: Site Viva Balneário

Pelo menos 45% (1.575) das 3.500 pessoas – ouvidas por uma pesquisa realizada nas principais regiões metropolitanas do país – devem adiar, por até três meses, a intenção de alugar um imóvel.

Essa é uma das principais conclusões do levantamento do Grupo Zap – responsável pelos portais imobiliários Zap e Viva Real – nesse mês, com o propósito de avaliar os efeitos do coronavírus (Covid-19) sobre o mercado imobiliário.

Informação relevante

Outra informação relevante do relatório intitulado “A influência do Coronavírus no mercado imobiliário brasileiro” é de que, para 26% dos entrevistados, esse prazo poderá ser maior, de quatro a cinco meses. Outros 17% poderão esperar de seis a oito meses e 12%, por mais de oito meses.

Preços de locação

No que toca ao quesito “preços de locação”, 45% dos entrevistados entendem que estes deveriam diminuir um pouco, ao passo que outros 19% disseram acreditar que os valores ainda poderão “diminuir muito”.

Ao mesmo tempo, 22% deles são mais céticos e preveem que os preços dos imóveis para locação continuarão inalterados, e 15% admitem que haja aumento “durante a pandemia”.

Mercado dinâmico

Apostar mais no mercado de locação residencial do que no setor de “compra e venda” é  uma saída da crise, acredita Deborah Seabra , do Grupo Zap.

Mas, para que essa tendência de recuperação se consolide, Deborah condiciona algumas medidas.

Medidas pró-negociação

“Precisamos dispor de alternativas adicionais que favoreçam a continuidade da negociação, como a maior qualidade das fotos dos imóveis, a assinatura digital de contratos”, observa a economista do Grupo ZAP.

Consumidor sugere

Os consumidores, por sua vez, também apresentaram outras sugestões.

Entre elas, 57% destacam a importância de “colocar o endereço completo do imóvel”, o que permite ter um panorama online da região onde ele se encontra. Para 40%, por seu turno, seria oportuno viabilizar “visitas online”, dispensando, assim, o contato físico com o corretor.

Para 36% dos entrevistados, seria uma boa opção “disponibilizar a opção de tour 360° do imóvel”, seguidos por 28% que querem dispor de “mais opções de imóveis nos portais e sites imobiliários. Outros 28% querem “dispor de fotos dos corretores”.

Solução completa

Nascido da fusão dos portais ZAP e Viva Real – líderes nacionais do mercado imobiliário –, o Grupo Zap é especializado em “oferecer a solução completa para todo o segmento de imóveis, por meio de ofertas de produtos, inteligência de dados, serviços e informações de credibilidade.”

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil