Crise Econômica: aprenda o que é recuperação em W, V, U e L

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Estamos vivendo uma tempestade perfeita. Se já não bastasse a instabilidade política que vários países enfrentam, ainda temos outros ingredientes para apimentar essa já tão salgada situação. A derrocada do preço do petróleo é um caso. Nesse momento, está acontecendo uma guerra de preços no mercado internacional de petróleo, envolvendo a Rússia e Arábia Saudita. Essa disputa ferrenha derrubou as bolsas de valores mundo afora. Se não bastasse tudo isso, agora temos também o coronavírus a levar temor, preocupação e receio de que boa parte das economias mundias entre em recessão. O cenário é sombrio, boa parte da população mundial está em quarentena. Empresas e comércio estão fechados, o medo do desemprego impera. Existe a possibilidade real de falência de várias empresas, a inadimplência está em alta, o endividamento das famílias vem aumentando. Essa situação leva a queda do consumo, diminuição da arrecadação de impostos, baixo investimento por parte dos governos, etc. Nessa matéria, você ficará sabendo o que é recessão e como determinadas letras do alfabeto indicam a possibilidade de recuperação econômica após o fim da tempestade.

O que é recessão econômica? 

De forma técnica, a recessão econômica é caracterizada por dois trimestres seguidos  de diminuição do PIB (Produto Interno Bruto) de um país. O PIB é uma avaliação do quanto a economia cresceu em determinado período de tempo. Ou seja, a recessão diz respeito a uma efetiva contração da economia. Essa avaliação pode ser medida por diminuição dos níveis de consumo, de produtividade das empresas e de emprego, entre outras coisas.

O que a recessão econômica causa?

a) Diminuição dos níveis de produtividade das indústrias.

b) Aumento do desemprego.

c) Diminuição da renda das famílias.

d) Queda nos níveis de investimento.

e) Perda de faturamento em comércios, serviços, etc.

Como nada é eterno, cedo ou tarde o mundo vai se recuperar. A grande questão é saber como será essa recuperação. Veja como algumas letras do alfabeto podem ser usadas como indicativo de uma, provável, recuperação mundial.

Crescimento econômico em V: 

Nesse caso, após uma queda rápida da atividade econômica, acontece uma alta na mesma intensidade.

Crescimento econômico em W: 

Nessa situação, a atividade econômica alternaria fases de crescimento com contração. Esse processo duraria até que a economia conseguisse retornar para taxas de crescimento similares as que tinha antes da crise. A primeira perna do W indica recessão; a segunda, recuperação econômica; a terceira, teríamos queda bem forte da atividade econômica. A quarta perna do W, indicaria um crescimento mais vigoroso da atividade econômica.

Crescimento econômico em L: 

Esse cenário é tão sombrio que não há possibilidade de se prever quando se daria a recuperação econômica.

Crescimento econômico em U:

Esse cenário indica que, depois de uma queda da atividade econômica, haveria um período de abatimento da economia. Após esse período, teríamos uma retomada econômica mais robusta.

Nesse momento, ainda não temos visibilidade econômica suficiente para sabermos onde o Brasil, caso venha a sofrer uma recessão econômica, se enquadraria. Precisamos ver, por exemplo, qual será a evolução do vírus, quanto tempo a economia ficará parada, qual será o comportamento dos governantes, quais consequências essa situação trará para o emprego e renda, etc. Enfim, são inúmeras variáveis que o tempo mostrará as marcas deixadas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil