Criptoativo é opção descorrelacionada de investimento, diz Sergole da Hashdex

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com
1

Crédito: Reprodução / Pinterest

 

Criptoativos são ativos digitais cuja utilidade e escassez é definida por sistemas computacionais. “São considerados uma nova classe de ativos

que podem ser usados como ativos monetários, mas também podem ter outras aplicações. Todo criptoativo é parte integrante de uma rede blockchain”, explicou Stefano Sergole, da gestora Hashdex.

 

Já blockchain é uma tecnologia de registro distribuído descentralizado no qual só é possível acrescentar iformações e não remover transações já realizadas. Isso torna a tecnologia muito segura e é uma das principais inovações do bitcoin.

Conforme Sergole, o bitcoin é criptoativo nativo da rede Bitcoin que permite que participantes negociem entre si sem a necessidade de um intermediário, com transações ponto-a-ponto.

O ativo foi criado em 2008 por um programador desconhecido, ou grupo de pessoas, sob pseudônimo Satoshi Nakamoto. É considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada.

Sergole explicou como funciona o mercado de criptoativos e como investir de forma simples, segura e regulada nessa classe de ativos. Ele conversou com Luis Fernando Moran e Roberto Varaschin, sócios da EQI Investimentos, por meio de uma rede social.

Como surgiu

De acordo com Sergole, após acrise de 2008 um especialista combinou a teoria dos jogos, criptografia e matemática. Essa fusão permitiu que se garantisse que um dado não possa ser copiado.

“Cada nota de 100 dólares tem um número de série e não dá para pegar, colocar na copiadora e fazer a multiplicação dos pães”, explicou, acrescentando que os criptoativos possibilitam unidade digital e segurança a dados, criando assim um mercado financeiro digital.

Para Sergole, a beleza é que se consegue escalar confiança nessa rede sem necessidade de uma autoridade central, ou seja de maneira descentralizada. “Trata-se de uma rede mantida por grupo de computadores, de forma extremamente segura”, frisou.

A Hashdex é também criadora de um índice distribuído pela Nasdaq, o HDAI (Hashdex Digital Assets Index) . Seu fundo Hashdex Criptoativos Explorer é o único dessa categoria na plataforma da XP. “Além disso, a gestora é auditada pela KPMG”, disse, complementando os aspectos que reforçam a seriedade e segurança da gestora, regulada pela CVM e credenciada pela Anbima.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“Criamos um índice para selecionar as principais criptos do mercado e dar acesso a uma cesta de ativos de forma simples. É um investimento de longo prazo na tecnologia do futuro”, concluiu.

Bovespa e único dessa categoria na plataforma da XP. “Somos auditados pela KPMG”, disse, complementando que a barreira de entrada é muito baixa, porque basicamente qualquer pessoa pode criar a própria rede.

“Por isso a gente criou um índice, para definir o que é mercado e separar o que não tem valor”, concluiu.

hashdex-crptomoeda-tradingview

Opções de investimento

Veja três fundos de criptomoedas com aplicação mínima de R$ 500 aqui.