Criatividade S.A: o melhor livro de negócios segundo a Forbes

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação

Considerado o melhor livro de negócios pela revista Forbes, Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, apresenta conselhos de negócios do presidente da Pixar e Walt Disney, Ed Catmull.

Com a experiência de mais de 30 anos na indústria audiovisual norte-americana, Ed mescla informações sobre criatividade, negócios, gestão pessoal, avanços na tecnologia digital com a própria história da Pixar e do cinema de animação.

Criatividade S.A. é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. Obras que eles leram, gostaram e indicam.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

A fórmula dos clássicos infantis

Toy Story, Procurando Nemo e Monstros S.A. são mais do que desenhos animados. São também, claro, parte de um lucrativo negócio. Mas qual é a fórmula adotada por trás destes filmes populares?

Ed Catmull, autor do livro Livro Criatividade S.A., e presidente da Pixar e DisneyNo livro Criatividade S.A, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. Junto com Stev Jobs e John Lasseter, ele ajudou a fundar a Pixar, em 1986. Da parceria com a Disney, em 1995, surgiu Toy Story, o primeiro filme de animação totalmente computadorizado.

É nesse ambiente de negócios, criatividade e do mundo mágico das animações que Ed conta os bastidores e detalha a operação por trás de um filme animado. Assim, dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, ele mostra como se constrói uma cultura da criatividade, mostrando caminhos para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Cercar-se de gente mais inteligente do que você, encontrar o lado positivo do fracasso e encontrar uma boa história sempre foram os primeiros passos fundamentais para Ed Catmull. Ou seja, para ele, a criatividade vem depois, e deve ser aliada à tecnologia.

“A sua empresa está precisando é de pessoas. Porque pessoas são mais importantes que ideias, ideias vem depois”, diz ele no livro.

  • Clique aqui para comprar na Amazon  Criatividade S.A. 

Parceria com Jobs

As experiências de Ed como CEO, desde a pré-criação da Pixar até sua venda para a Disney, também são abordadas em Criatividade S.A. Assim, a abordagem do livro é tratada sob uma perspectiva pessoal, e não exatamente técnica.

Pioneiro nas empresas do Vale do Silício, na Califórnia, o presidente da Pixar/Disney narra detalhes do dia a dia das equipes envolvidas na produção de cada filme e como lidava com esses momentos. Parceiro de Steve Jobs, ele também lembra como o fundador da Apple contribuiu para o crescimento do negócio e como era o relacionamento com ele.

Cooperação, inovação e criatividade foram os elementos-chave para o sucesso da Pixar, segundo Ed. Por outro lado, sempre houve uma preocupação de alto grau com as histórias, com a própria animação e com o os conceitos dos filmes.

Alguns princípios de Criatividade S.A

Ao fim de Criatividade S.A, Ed Catmull cita alguns princípios desenvolvidos ao longo das décadas para manter uma cultura criativa:

  • Você pode ter uma ideia medíocre, mas deve ter uma grande equipe;
  • O que seus funcionários serão capazes de fazer no futuro é mais importante do que eles fazem hoje;
  • Entenda o raciocínio por trás de quem discorda de você;
  • Meça os resultados e avalie o processo dos seus sucessos e fracassos;
  • Fracasso não é ruim. Mas uma consequência necessária de se fazer algo novo;
  • Engajar-se com problemas excepcionalmente difíceis nos força a pensar de forma diferente.

 Quem é Edwin Catmull

Cientista Ph.D. de computação gráfica e presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, o autor de Criatividade S.A. Edwin Earl Catmull nasceu na Virgínia, nos Estados Unidos.

Ed Catmull, autor do livro Livro Criatividade S.A., e presidente da Pixar e DisneyComo muitos, cresceu fascinado pelos desenhos animados clássicos da Disney, como Peter Pan e Pinocchio. Quando adulto, decidiu seguir este caminho e inovou no cinema de animação.

Formou-se bacharel em direito, física e ciência da computação pela Universidade de Utah. Começou a trabalhar na indústria de entretenimento em 1979 junto com o cineasta George Lucas. O trabalho de Edwin consistia em edição de vídeos, áudio, e gráficos computadorizados.

Em 1986 tornou-se chefe de tecnologia da Pixar, estúdio fundado por Steve Jobs. Assim, ele contribuiu com várias inovações na área da computação gráfica e foi considerado o inventor da técnica Z-Buffer.

Por fim, em 2007, Edwin tornou-se presidente da Pixar e da Disney.

Foi cinco vezes agraciado com o Oscar, incluindo o Gordon E. Sawyer Award pelo conjunto de sua obra no campo da computação gráfica.