EconomiaNotícias

Cresce o uso de cartões de crédito e débito entre os brasileiros

Pesquisa do Banco Central revela que de 2013 para cá, 18% a menos de brasileiros usam dinheiro para pagar contas.

Avalie este artigo!

Carteiras slim 1024x576 - Cresce o uso de cartões de crédito e débito entre os brasileiros

Quem aí já se viu em apuros ao se deparar com a carteira vazia em lugares que não aceitam cartão? Acredito que muitos de vocês já passaram por isso. É fato! Vem crescendo o número de brasileiros que preferem pagar as contas nos cartões de crédito ou débito. Foi o que comprovou a pesquisa feita pela Banco Central, divulgada nesta quinta-feira (19).

Segundo a pesquisa, 60% das pessoas que foram entrevistadas afirmaram que usam o dinheiro com mais frequência. A porcentagem parece alta, mas baixou 18% se comparada com a mesma pesquisa feita em 2013. Na época, 78% dos entrevistados responderam que preferiam usar dinheiro no dia a dia.

O estudo do Banco Central apontou ainda que, 4% das pessoas que responderam o questionário disseram que nesse ano, não usaram dinheiro e moedas nenhuma vez para compras. Já em 2013, 100% afirmaram que usaram dinheiro pelo menos uma vez ao longo do ano.

Falando em cartões de crédito e débito, aí sim a preferência subiu.

  • 9% dos entrevistados disseram que preferiam usar o cartão de DÉBITO em 2013. Neste ano, 22% afirmaram que usam o débito com frequência.
  • 12% dos entrevistados disseram que preferiam usar o cartão de CRÉDITO em 2013. Neste ano, 15% afirmaram que usam o crédito com frequência.

A pesquisa do Banco Central ouviu 2 mil pessoas em abril deste ano. Foram entrevistadas pessoas de variadas profissões e funcionários do comércio, que trabalham como caixa.

Captura de Tela 2018 07 19 às 17.50.29 - Cresce o uso de cartões de crédito e débito entre os brasileiros

A preferência por dinheiro, cartão de crédito e muda conforme o valor das compras. Conforme a pesquisa, quando o valor é até R$ 10, 88% dos entrevistados disseram usar dinheiro, 9% pagam no débito e 2% no cartão de crédito.

Quando o valor das compras passa de R$ 500, o cartão de crédito é o meio mais usado (43%). Outros 18% preferem pagar no débito e, 31% no dinheiro.

Uma pausa para o teste de perfil!

Já que o assunto é dinheiro, que tal pensarmos no seu investimento? De forma rápida, fácil e de graça, você consegue descobrir o seu perfil de investidor aqui mesmo no site.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Moeda, para que te quero?

arquivos noticias 2015 nov moedas 1024x768 - Cresce o uso de cartões de crédito e débito entre os brasileiros

Um dado que chamou atenção na pesquisa é sobre as moedas. Em cada quatro brasileiros, um prefere guardar as moedas ao invés de gastá-las.

  • 26% dos entrevistados guardam as moedas em casa
  • 54% carregam na carteira para eventualidades
  • 10% deixam no carro para pequenos pagamentos e doações

Segundo o Banco Central, o país tem mais ou menos 8 bilhões de moedas atualmente fora de circulação, ou seja, guardadas nos famosos “porquinhos”.

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close