Crédito Privado: invista em renda fixa com rendimentos acima da média

Procurando opções mais rentáveis no mundo da renda fixa? Esse é o segmento que está dando o que falar.

André Arantes
André Arantes é entusiasta do mercado financeiro, acredita que através da informação transparente e posta de forma didática pode mudar a qualidade de vida dos investidores. Sócio do EuQueroInvestir.com, está esperando seu contato no email andre.arantes@euqueroinvestir.com ou no whatsapp 48-99989-4567.
Crédito Privado

Crédito: osaba / Freepik

Renda Fixa de emissão privada (Crédito Privado)

Antes de mais nada, é necessário esclarecer o conceito de renda fixa. Nesse tipo de investimento você irá emprestar seus recursos para alguém e receberá juros ao longo do período emprestado como recompensa. Esse empréstimo pode ser feito para vários tipos de instituições. Acompanhe algumas oportunidades.

Debêntures

Esta é uma das formas mais antigas de captação de recursos por parte das empresas, já que, ao conseguir fundos mediante este método, a organização não precisa recorrer à solicitação de empréstimo bancário. O Imposto de Renda que incide sobre debêntures é calculado seguindo a tabela regressiva. Algumas debêntures, focadas em infraestrutura, são incentivadas pelo governo. dessa forma, elas ficam isentas da incidência do Imposto de Renda.

Todos os detalhes como remuneração, prazo, garantias, taxas entre outras informações são definidas na escritura de emissão da debênture.

Classificação das debêntures

As debêntures podem ser classificadas segundo a forma; classe ou tipo; garantia ou espécie.

  • Forma: elas podem ser nominativas ou escriturais. A debênture nominativa tem o seu registro e controle das transferências efetuadas pela companhia emissora no livro de registro de Debêntures Nominativas. A debênture escritural é aquela cuja custódia e escrituração é feita por instituição financeira autorizada pela CVM para prestar tais serviços.
  • Classe ou tipo: há dois tipos, as simples e as conversíveis. As debêntures simples são as que não admitem serem convertidas em ações. Já as conversíveis, como o próprio nome indica, podem ser convertidas em ações.
  • Espécie ou Garantia: as debêntures com garantia real são aquelas asseguradas por bens integrantes do ativo da companhia emissora ou de terceiros sob a forma de anticrese, hipoteca ou penhor. Já as debêntures com garantia flutuante asseguram privilégio sobre o ativo da companhia emissora caso esta decrete falência. Os bens objeto das flutuantes não ficam vinculados à emissão, desta forma, a companhia emissora pode dispor dos bens mesmo sem a autorização prévia dos debenturistas. Por outro lado, as debentures quirografárias ou sem preferência não fornecem nenhum privilégio sobre o ativo da companhia emissora. Caso a companhia decrete falência, todos os credores quirografários concorrem em igualdade de condições. No que se refere às debêntures subordinadas, caso ocorra a liquidação da companhia, a preferência de pagamento é dada tão-somente sobre o crédito de seus acionistas.

Um caso especial: debêntures incentivadas

Estas debêntures são emitidas no intuito de promover o financiamento de projetos de infraestrutura. Criadas pela Lei Federal nº 12.431/2011,  apresentam como vantagem fundamental serem isentas do Imposto de Renda sobre os rendimentos.

Atualmente nosso país está voltando a crescer e isso significa que precisamos de muita infraestrutura. Nesse cenário uma série de emissões de debêntures incentivadas estão sendo ofertadas ao público.

DICAS:

  1. Tenha cuidado com aspectos da garantia! Lembre-se que ela pode não ser assegurada e aí complica caso haja algum problema na empresa;
  1. Verifique se a debênture está no grupo das incentivadas ou não, isso define se você irá pagar imposto;
  2. Esse título garante um poder de compra real isento de imposto e, por ser de risco privado, pode apresentar uma rentabilidade bem superior aos títulos públicos.

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

São títulos de longo prazo lastreados em créditos imobiliários e garantidos por imóveis com promessa de pagamento feita em dinheiro. Ou seja, você compra a carteira de empréstimos ou recebíveis de alguma instituição. Imagine que o dono de um prédio vendeu os apartamentos e precisa de dinheiro para concluir a obra, mas ele receberá essas parcelas ao longo do tempo. Ele “empacota” esses recebimentos futuros e os investidores dão o dinheiro à vista para ele em troca de ganhar os juros dos financiamentos que ele tem para receber.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

A rentabilidade deste tipo de título é atrelada ao IPCA e/ou ao CDI. Como vantagens podem ser citadas a sua alta rentabilidade em comparação com outros títulos de renda fixa e também o fato de serem isentos do Imposto de Renda. Por outro lado, possuem baixa liquidez.

Essa uma modalidade que exige bastante cautela, mas que deve ser explorada. Atualmente existem diversos fundos imobiliários que investem em carteiras pulverizadas de CRI’s que permitem investir nesses títulos de forma mais simples e com mais segurança.

Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

Essa modalidade de recebível é bem parecida com a dos imobiliários. Mas agora, faça o seguinte exercício. Imagine uma empresa que tem contratos de fornecimento de fertilizantes para algumas fazendas. A empresa já tem os fertilizantes vendidos para os fazendeiros, mas eles irão pagar em várias prestações. Como a empresa pretende vender ainda mais fertilizantes para outros fazendeiros ela vende esse crédito e pega o dinheiro à vista. Assim, compra mais fertilizantes para vender para mais fazendeiros.

Sendo assim, os certificados são uma boa opção para quem deseja turbinar a carteira de investimentos em renda fixa. Oferecem uma rentabilidade excelente e é um investimento bem atraente ao considerar que eles batem a maior parte dos títulos de renda fixa, tendo em vista a sua rentabilidade.

Apesar de todos os benefícios, preste atenção na baixa liquidez. Será complicado de achar compradores caso precise se desfazer deste título, possivelmente comprometendo a rentabilidade do seu título. Assim como os CRI´s, ele não é protegido pelo FGC, o que o faz oferecer um risco considerável. Lembre-se, esse também é um título isento de imposto de renda!

Me chamo André Arantes, sou assessor de investimentos na EQI Investimentos, escritório dedicado a assessoria de investimentos. Indicamos que você sempre observe os riscos e estabeleça uma estratégia de investimentos alinhada ao seus objetivos e perfil de investidor. Estou à disposição para dúvidas.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.