O Índice de Preços ao Consumidor (IPC ou CPI na sigla em inglês) dos EUA, contrariou as expectativas e acelerou 0,9% em junho. O mercado projetava recuo de 0,6% para 0,5%.
Na comparação anual, o avanço é de 5,4% – também acima da projeção de 4,9%. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, também subiu 0,9% (o consenso era 0,4%).
A aceleração se opõe aos argumentos de parte do Federal Reserve (Fed) que segue com o discurso de que a inflação é transitória e que defende mais estímulos à economia, com redução das recompras de títulos e aumentos dos juros só mais adiante.
O banco central americano, atualmente, se divide entre os que querem aumentos de juros apenas em 2023 e os que acham que ele deve vir antes, já em 2022.
O resultado do IPC foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Bureau of Labor Statistics.

Reprodução/BLS






