Veja por que a cotação do petróleo WTI caiu abaixo de zero

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Os mercados viram um movimento histórico nesta segunda-feira (20), quando os contratos para maio do petróleo WTI (West Texas Intermediate) despencaram para -US$ 37,63.

A commodity estava sendo vendida a preços negativos porque os produtores temiam não terem onde estocar o petróleo. Os estoques estão elevadosem razão da pandemia de coronavírus, que reduziu drasticamente a demanda mundial .

Em outras palavras, as medidas restritivas adotadas devido ao coronavírus fizeram com que os volumes produzidos  fossem superiores ao consumidos pelo mundo.

Segundo Paulo Filipe, assessor de investimentos da EQI, isso levou os vendedores a pagarem para os clientes que quisessem fechar contratos de compra de petróleo para o mês de maio e aliviar os estoques.

Importante lembrar que, um ano antes, o barril de petróleo WTI era vendido por US$ 66.

Preço do petróleo negativo

André Arantes, assessor de investimentos da EQI Investimentos, classificou a queda do contrato petróleo WTI a patamares negativos como um movimento bem técnico. Isso porque poucas pessoas operam esse contrato devido a liquidação física e a proximidade do vencimento, no caso hoje (21).

No entanto, alguns players permaneceram posicionados no WTI para maio e, como não está tendo mais lugar para estocar petróleo, “quem tinha o contrato precisou desovar muito rápido. Mas não existia comprador para dar essa liquidez na rolagem,” disse o assessor.

“Então foi um movimento bem técnico do contrato do WTI. Ele é mais suscetível nisso. Isso porque é o petróleo dos EUA e lá eles têm a indústria de xisto que está sendo extremamente afetada, podendo eventualmente vir a quebrar com o petróleo nesse nível de vinte dólares, que é o valor dos contratos da frente”, explicou Arantes.

O que esperar daqui para frente?

A expectativa agora é de um movimento da Opep de possíveis novos cortes na produção, afirmou Filipe.

Arantes também faz essa aposta, diante da falta de espaço para estoque. E, eventualmente, uma taxação sobre a importação da commodity por parte dos EUA.

“Apesar de cortar a produção, a gente vive um momento que não tem demanda. O mundo todo está fechado em casa,” disse André Arantes.

Petróleo a valores negativos pode afetar os investimentos?

De acordo com Paulo, esse movimento afeta diretamente as ações de empresas ligadas ao petróleo, como a Petrobras, já que, com a commodity mais barata, a empresa tende a lucrar menos nas vendas. Também pode impactar na inflação, visto que o petróleo é a base de custo de praticamente tudo que é produzido. Com a inflação mais baixa, os títulos baseados na variação do IPCA, índice oficial brasileiro, podem render menos.

Por que o Brent sofreu menos?

O barril do Brent também sofreu perdas na sessão de ontem. O movimento pode ser explicado pelo efeito manada e pela baixa demanda por ele, afirmou Paulo.

Em relatório, o analista de Energia e Petróleo da XP Investimentos, Gabriel Fonseca disse que, na iminência do cenário de crescimento de estoques de petróleo, as cotações onshore como o WTI podem ter performance muito pressionada no curto prazo devido a maiores restrições logísticas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“No caso de produtores offshore, tal pressão é menor devido à disponibilidade de navios-tanques petroleiros como forma de estocagem (por isso a melhor performance do Brent)”, destacou.

Petrobrás (PETR4 PETR3)

Provavelmente a Petrobras (PETR4 PETR3) sofrerá os impactos da queda do preço da commodity, já que, com o preço mais baixo do petróleo, o lucro da empresa deve vir menor nos próximos balanços, pondera Paulo Filipe.

LEIA MAIS

Os impactos da queda no preço do Petróleo

PetroRio (PRIO3) e IRB (IRBR3) mudam conselho de administração