Cosan (CSAN3) desiste de IPO da Compass; estreia seria na quarta

Marcia Furlan
Jornalista com mais de 30 anos de experiência. Trabalhou na Editora Abril e Agência Estado, do Grupo Estado, como repórter e editora de Economia, Política, Negócios e Mercado de Capitais. Possui MBA em Mercado de Derivativos pela FIA.
1

Crédito: Reprodução / Facebook / Cosan

A Cosan informou que vai cancelar a oferta pública de ações (IPO) de sua controlada Compass Gás e Energia. A precificação das ações da companhia estava prevista para esta segunda-feira (28) e a estreia da empresa na bolsa seria na quarta-feira (30).

Em comunicado ao mercado, a empresa diz que a decisão levou em conta a “deterioração das condições de mercado”.

Desta forma, a Compass segue os passos de outras três empresas que também desistiram de abrir capital nos últimos tempos: a You Inc, a Riva, ambas do setor de construção civil e o BR Partners, banco de investimento. Na semana passada, a Caixa Seguridade suspendeu o processo pela segunda vez. Todas alegaram as condições pouco favoráveis do mercado.

Melhores Momentos, Palestras e Experts que marcaram presença no FII Summit

Nesse ano, ao menos 56 empresas anunciaram intenção de entrar na bolsa e 17 efetivamente entraram. Porém, além das que desistiram, outras acabaram não conseguindo atingir os preços mínimos estabelecidos ou ficaram no piso da faixa indicativa.

A bolsa tinha ensaiado uma recuperação depois do tombo de março e abril, mas não manteve o fôlego e vem enfrentando dificuldade para segurar os 100 mil. A questão fiscal brasileira, associada à retração econômica e à persistência do Covid-19, estão entre os motivos.

A expectativa da Cosan era levantar R$ 4,4 bilhões na oferta, que iriam integralmente para o caixa da empresa. A faixa indicativa de preço era de R$ 25,50 a 31,50.

Os recursos seriam usados para potenciais aquisições ou para participar de privatizações consideradas estratégicas para consolidação de ativos de distribuição de gás (80%) e reforço da sua estrutura de capital (20%).

A Compass Gás e Energia é uma empresa controlada pelo grupo de energia e infraestrutura Cosan, que atua há mais de 80 anos no país. Ela foi criada para gerir o negócio de gás da companhia, em infraestrutura, distribuição, geração e comercialização do combustível.