NotíciasPolítica

Corregedor coloca Moro, Gebran e Favreto contra a parede

Os três têm até meados de agosto para prestarem esclarecimentos sobre a guerra de despachos envolvendo a liberdade de Lula.

Avalie este artigo!

O vai e vem em torno da liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda vai dar “pano para a manga”. Intrigado com a situação, o Corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, resolveu intimar os envolvidos no habeas borpus concedido – e depois barrado – ao ex-presidente Lula, em 8 de julho.

juizes e favreto - Corregedor coloca Moro, Gebran e Favreto contra a parede

O juiz Sérgio Moro e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, têm até 15 de agosto para responder aos questionamentos feitos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O CNJ recebeu 10 pedidos preliminares de investigação sobre o caso “liberdade de Lula”. Desse total, oito foram contra Favreto e dois contra Moro. Todo o procedimento segue em segredo de Justiça.

A investigação pode resultar em abertura de Processo Administrativo Disciplinar. Neste caso, a punição pode ser apenas uma advertência, ou, até, aposentadoria compulsória.

Relembre o caso

Em 8 de julho, em seu plantão judicial, o desembargador Rogério Favreto acatou ao pedido de liberdade feito por deputados petistas em favor do ex-presidente Lula.

lula rindo 1024x439 - Corregedor coloca Moro, Gebran e Favreto contra a parede

Logo depois, o juiz Sérgio Moro e o desembargado Gebran Neto, barraram a decisão sob justificativa de que o magistrado não tinha competência para decidir sobre a liberdade.

Porém, Favreto continuou insistindo na habeas corpus, e emitiu nova decisão para reiterar que sua determinação fosse cumprida. E aí, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, precisou intervir e deu razão para Gebran Neto.

Lula está preso desde o dia 7 de abril, depois da condenação a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. A prisão ocorreu com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou prisões depois do fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

Mudando de assunto…

Você é um investidor conservador, moderado ou arrojado? Se não sabe, essa é a hora de descobrir. Faça agora o seu teste de perfil!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close