Coronavírus: laboratório Gilead apresenta resultados positivos de possível vacina

Marcelo Hailer Sanchez
Jornalista, Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Pesquisador em Inanna (NIP-PUC-SP). Trabalhei nas redações do Mix Brasil, Revista Junior, Revista A Capa e Revista Fórum. Também tenho trabalhos publicados no Observatório da Imprensa e revista Caros Amigos. Sou co-autor do livro "O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente" (AnnaBlume).

Crédito: Reprodução / SPDM

No mundo

De acordo com último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), até este momento há 3,1 milhões de infectados e 217 mil mortes decorrentes da Covid-19.

Brasil

Último relatório do Ministério da Saúde informa que há, até este momento, 78.612 casos confirmados e 5.466 mortes.

Laboratório Gilead apresenta resultados positivos de possível vacina

O laboratório americano Gilead revelou que o medicamento Remdesivir, que eles vêm estudando desde março, apresentou resultados positivos em pacientes com Covid-19.

Por meio de uma nota, a Gilead Science informou que “teve conhecimento de dados positivos procedentes do estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas sobre seu medicamento antiviral Remdesivir para o tratamento da Covid-19”.

Anthony Fauci, médico infectologista e chefe da força-tarefa de combate ao coronavírus nos EUA, confirmou a nota e disse que o antiviral apresentou resultados positivos no bloqueio a ação do vírus no organismo de pacientes recém-infectados.

“Concluímos que esse antiviral é capaz de bloquear o vírus. Não é a cura, mas é um começo”, declarou Fauci.

Governo da Califórnia vai fechar praias

A Associação de Chefes de Polícia da Califórnia emitiu comunicado nesta quinta-feira (30) onde informa que o governador Ravin Newson, em coletiva a ser realizada, o fechamento de todas as parias do estado.

O governador da Califórnia, Gavin Newson, resolveu tomar tal atitude após imagens de paria lotadas, no Condado de Orange, circularem pelas redes sociais e imprensa. O governo local teme uma explosão de casos por conta dessas aglomerações. Há também a possibilidade de fechamento dos parques públicos.

Japão vai estender Estado de Emergência sanitária

O governo do Japão vai estender por mais um mês o Estado de Emergência Sanitária. Um plano deve ser apresentado nos próximos dias, informou a Reuters.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse ao parlamento que irá consultar especialistas em doenças infecciosas para elaborar o novo plano de isolamento. A reunião deve acontecer amanhã (1).

Espanha: número de mortos cai pela sexta semana consecutiva

O número de novas mortes relacionadas ao coronavírus caiu na Espanha para 268, o menor em seis semanas, segundo relatório divulgado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o relatório do órgão, o número total de mortes subiu para 25.543 nesta quinta-feira, ante 24.275 comparado com ontem (29).

O Ministério também revelou que, até este momento, o número total de infectados por coronavírus é de 213.435.