Coronavírus: saiba qual será o impacto do adiamento da Olimpíada de Tóquio

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Wikimedia Commons

Devido a pandemia do coronavírus, Covid-19, muitos eventos foram cancelados ou adiados. Conforme a recomendação de evitar aglomerações, para assim diminuir a propagação do vírus. Eventos como a Fórmula 1 e a Euro da Copa América já foram cancelados. Mas, a Olimpíada de Tóquio ainda parece não haver solução. De acordo com informações da Forbes, os japoneses parecem irredutíveis em cancelar ou adiar o evento. 

As medidas de suspensão de eventos têm se mostrado uma atitude inteligente e razoável, então o que estaria impedindo os japoneses? Se a Olimpíada for cancelada quais serão os impactos? E se ela ocorrer, quais problemas serão enfrentados?

Essas questões estão fazendo com que a tomada de decisão demore a ser dada pelas autoridades. Se a Olimpíada ocorrer, não se sabe quais nações vão conseguir participar, por causa da saúde de seus atletas e dos treinamentos reduzidos. Devido às questões do coronavírus mostrarem cuidados a longo prazo, será necessário paciência na recuperação da saúde e da economia.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

Donald Trump já se pronunciou sugerindo que seria uma boa ideia se a Olimpíada fosse adiada. O comentário fez com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe fosse a público. Para avisar que não iria ocorrer nem um adiamento nem cancelamento. A rápida resposta a Trump começou a deixar claro quais os motivos para a atitude.

Motivos para manter a Olimpíada

De acordo com a Forbes, só o custo da construção olímpica é de US$ 5,9 bilhões. Os comitês que fazem parte da disputa dos Jogos são entidades, que movem bilhões com patrocínios globais e locais. Mais de um milhão de japoneses estarão empregados, focados em suprir as necessidades da Olimpíada. Além dos investimentos de instalações e infraestrutura, em que os lucros são estimados em US$ 225 bilhões.

Muitas pessoas dependem da realização da Olimpíada para garantir seu trabalho e lucro. O evento é um negócio global, em que também inclui direitos de televisão e cinema, além de transmissões ao vivo. O peso de se cancelar um evento e perder tudo incomoda demais os japoneses. Mas, no momento com a pandemia, todas as questões precisam ser levadas em conta.