Coronavírus: Já é hora de comprar bolsa?

Juliano Custodio
CEO da EQI.
1

Crédito: WUHAN, CHINA - JANUARY 17: WUHAN, CHINA - JANUARY 17: (CHINA OUT) Medical staff transfer patients to Jin Yintan hospital on January 17, 2020 in Wuhan, Hubei, China. Local authorities have confirmed that a second person in the city has died of a pneumonia-like virus since the outbreak started in December. (Photo by Getty Images)

Na minha última conversa com vocês falei sobre as quedas nas bolsas e o quanto isto poderia ser bom. E parece que o Coronavírus veio para acelerar este processo.

Hoje, enquanto escrevo este post, tenho a sensação que caímos perto do necessário ou saudável para uma correção. O mercado como você deve saber, não sobe em linha reta e o que diferencia os investidores é a capacidade de se desligar das notícias e tomar decisões ao som dos canhões.

Este ano teremos volatilidades!

Mas volatilidade é o normal do nosso mercado – 2019 é que foi um ano “diferente”.

No gráfico abaixo eu mostro algumas correções de nosso último processo de queda dos mercados. Nele você pode ver que correções entre 10% e 20% são bastante normais ( clique no gráfico para ver melhor).

Olhar para o passado é fácil, mas você não concorda que, no passado, as correções foram o melhor momento para comprar ações nos últimos anos? Acredito que desta vez não vai ser diferente.

Mas e o Vírus?

Gosto de investir olhando pouco para as notícias, sei que parece estranho para alguém que tem um site cheio de notícias. Mas para mim as noticias “comuns” mais geram medo do que ajudam o investidor, como é o exemplo das notícias sobre o vírus.

Garanto que a mesma notícia, caso o mercado não estivesse em ponto de correção, não geraria a mesma volatilidade nos mercados. E para apoiar o que digo, você pode olhar o seguinte gráfico e tabela.

De acordo com o que li até agora, o Coronavírus infectou um volume expressivo de pessoas, mas ainda matou, relativamente, poucas em relação às epidemias anteriores. E alguns infectologistas o consideram menos letal que o H1N1, que infectou bastante gente pelo Brasil.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

De forma que acredito muito que vale a pena apostar no controle da epidemia.

Sobre os Juros.

A fim de ensinar algo novo aos leitores, vou mostrar uma aposta que estou fazendo.

Olhando para os contratos de juros futuros, podemos ver que o mercado aposta que teremos um novo corte, veja:

Os contratos DIH20 (março) até DIV20 (outubro) estão precificando uma queda de 0,25% na Selic. E manutenção dos juros assim até o final do ano.

De forma que, comprando o contrato DIV20, caso os juros caiam, não perco nada. Mas caso o governo resolva não cortar os juros estes contratos terão de subir e eu, assim, ganharei nos contratos de juros.

Este é um típico movimento com pouco a perder e bastante a ganhar, que ficamos procurando nos mercados diariamente.

Acho pouco provável que possamos manter os juros assim com um diferencial tão baixo em relação aos países desenvolvidos. E não sou só eu que acho, o que você pode atestar com o aumento do dólar (os gringos estão saindo), já que ganha-se pouco a mais do que investir em lugares mais seguros.

Isto não é uma recomendação de compra para investidores menos experientes, mas uma maneira de fazer você leitor ir aprendendo mais sobre produtos mais sofisticados.

Para aprender mais, e para quem usa o Telegram, sugiro o da Wisir Research, casa de análise parceira de nosso portal: https://web.telegram.org/#/im?p=@wisir

Em breve o site deles estará no ar.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374