Copom acelera alta da Selic para 5,25%; veja mais notícias

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Comitê de Política Monetária (Copom) acelerou a alta da taxa Selic em 1 ponto percentual. De acordo com o Valor Econômico, agora a taxa passa de 4,25% ao ano (a.a.) para 5,25 a.a. Um novo aperto semelhante pode ocorrer na próxima reunião.

Segundo O Globo, a inflação persistente fez o comitê elevar os juros. Na reunião anterior, o Copom já havia promovido uma elevação de 0,75 ponto.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, em comunicado divulgado após a decisão, o órgão afirma que a evolução da variante Delta da covid-19 acrescenta risco à recuperação da economia global. Em função disso, a inflação ainda é persistente no país e no mundo.

Por fim, conforme publicou a Folha de S.Paulo, a alta da Selic é a maior em 18 anos. Além disso, o Copom mudou novamente a avaliação sobre qual nível da taxa deve alcançar e afirmou que deve ficar acima do neutro.

PEC deverá destinar 20% de fundo para precatórios

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios prevê que deverá ter 20% de fundos para precatórios.

De acordo com o Valor Econômico, o fundo a ser criado com receitas de privatizações, venda de imóveis e dividendos tenha 20% dos recursos destinados para famílias pobres e outros 20% para pagar dívidas parceladas de precatórios, fora do teto de gastos.

Bolsonaro é incluído no inquérito das fake news

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) acolhe pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incluir o presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news.

De acordo com o jornal O Globo, a investigação irá avaliar a conduta do presidente após live com informações consideradas inverídicas sobre urnas eletrônicas.

Em matéria do Estadão, o presidente se disse vítima de uma “acusação gravíssima” e afirmou que a investigação em curso no Supremo não tem “qualquer embasamento jurídico”.

Já de acordo com matéria da Folha de S.Paulo, Bolsonaro diz que pode usar armas fora da Constituição. Ele acusa inquérito de Moraes de ilegal e ameaçou jogar ‘com as armas do outro lado’ em ‘antídoto fora da Carta Magna.

Novo ministro da Casa Civil defende equilíbrio

O novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, prometeu que irá atuar com “equilíbrio”. Além disso, de acordo com matéria do O Globo, o novo titular da pasta também defendeu a democracia.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.