Investimentos

Converter bitcoin para real: como funciona?

Entenda de maneira simples e rápida como converter bitcoin para real.

Avalie este artigo!
bitcoin 1400x800 1217 2 1024x585 - Converter bitcoin para real: como funciona?
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Em um dos meus artigos anteriores (Como Comprar Bitcoin) expliquei as opções disponíveis e o passo a passo para concretizarmos nossa primeira compra de bitcoins. No artigo de hoje, falaremos do processo inverso, que segue basicamente as mesmas premissas.

Imaginem que você tenha colocado um apartamento a venda e que o melhor comprador que lhe tenha aparecido lhe ofereça o pagamento em bitcoins. E mais: por entender que a bitcoin tenha mais riscos (volatilidade) atualmente do que o dinheiro convencional, ele pague com um ágio de 5% do valor da sua oferta de venda.

Parece interessante?

Sem dúvidas, mas como a maioria dos bens e serviços da nossa economia ainda não aceita bitcoins como forma de pagamento, você precisará liquidá-las para adquirir reais e aí sim, desfrutar do dinheiro recebido da venda do seu apartamento.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Nesse ponto, voltamos para as duas maneiras comentadas no artigo anterior. Ou seja, você pode vender (e também comprar) bitcoins de duas maneiras: a primeira, peer-to-peer; e a segunda, através de uma Exchange.

163212 como comprar bitcoin aprenda aqui 1024x682 - Converter bitcoin para real: como funciona?
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Porém, dessa vez, por se tratar de uma venda de bitcoin, subentende-se que você já tenha uma wallet (carteira) para custodiá-las.

Na verdade, apenas um adendo mais técnico: você não armazena nenhuma moeda na sua wallet, o que você armazena é sua chave privada (uma espécie de senha) que lhe proporciona poderes para movimentar seus saldos públicos de bitcoins na blockchain. As bitcoins jamais saem da blockchain, ambiente onde são registradas as transações com a criptomoeda.

Quando você recebe um pagamento em bitcoins, o mesmo pode acontecer de duas maneiras:

  • Simplesmente passando o seu endereço público da sua wallet para que seja feito um depósito normal, como acontece na maioria das vezes;
  • O vendedor da bitcoin passa a chave privada da wallet contendo as bitcoins negociadas na transação – mais comuns nas paper wallets (falaremos mais sobre custódia e transferência de criptomoedas nos próximos artigos).

Peer – to – Peer

Essa é uma maneira bem simples de ser entendida, uma vez que funciona exatamente igual a compra/venda de qualquer outro produto ou serviço negociado diretamente entre duas pessoas.

Nessa modalidade, você simplesmente troca a posse das suas bitcoins por papel-moeda ou depósito bancário. Por não haver intermediários, negocie apenas com pessoas conhecidas e de reputação isenta. Se possível, opte por ser o segundo player, ou seja, somente entregue suas bitcoins após conferido o depósito.

Antes de seguir com o artigo, que tal descobrir o seu perfil de investidor?

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

btc 1024x768 - Converter bitcoin para real: como funciona?
Crédito da imagem: BitcoinNews/Internet

Exchanges

A outra maneira que temos de converter bitcoin para real é através de uma Exchange, que nada mais é do que uma corretora de criptomoedas. Você acessa as Exchanges por sites na internet, realiza um cadastro, segue os passos de segurança de verificação da conta e pronto! Estará apto a comprar e vender criptomoedas.

Agora prestem atenção nessa parte, pois aí as Exchanges se parecem mais com bolsas de valores do que com corretora de valores, uma vez que cada uma opera com as criptomoedas que bem entender e com books de ofertas independentes (apesar da bitcoin ser negociada em todas as Exchanges – esse ponto merece ser verificado para as outras criptomoedas). Isso possibilita até mesmo arbitragens de preços entre as Exchanges.

Com a evolução e desenvolvimento do mercado de cripto-ativos alguns players relevantes do mercado já se movimentam para unificar as cotações e books. Se essa empreitada tiver sucesso, o mercado de cripto-ativos funcionará de forma muito semelhante ao mercado de ativos convencionais. Haverá um book central de ofertas (bolsa de valores) e as Exchanges (corretora de valores) enviarão suas ordens de compra e venda para esse book.

Outro ponto que merece atenção na hora de converter sua bitcoin para real é se a Exchange em questão negocia com fiat money (o dinheiro convencional como o conhecemos na nossa economia, no caso do Brasil, o real). Isso mesmo, existem Exchanges que somente negociam cripto-ativos, não servindo para você que procura o real na troca da sua bitcoin.

Uma vez mapeado, se a Exchange aceita fiat money e negocia a criptomoeda que você pretende vender, existem alguns pontos importantes para se cuidar na hora de utilizar os serviços de uma Exchange. Esses pontos foram conversados naquele mesmo artigo que enfatizei a leitura no começo desse texto (Como comprar bitcoin).

pplware Bitcoin 1024x686 - Converter bitcoin para real: como funciona?
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Para finalizar nosso conteúdo de hoje, faço um gancho com a tributação desses cripto-ativos. No momento que você vende suas bitcoins e resgata os reais da sua conta na Exchange para sua conta do banco, seu dinheiro acabou de ser reinserido no sistema financeiro convencional, logo completamente rastreável e verificável.

Na verdade, já ocorreram alguns casos em que o rastreamento das transações com criptomoedas tiveram sucesso. O processo é bem mais trabalhoso, mas comprovadamente eficiente.

A tributação obedece a uma alíquota de 15% sobre o ganho de capital, ou seja, incidente apenas sobre os rendimentos obtidos da diferença entre o preço de compra e o preço de venda. Se as vendas não ultrapassarem R$35 mil dentro de um único mês, os rendimentos estarão isentos de imposto de renda.

Espero ter esclarecido os questionamentos que envolviam esse assunto de hoje e se me permitem e não entendam isso como uma análise ou recomendação de compra, e sim, uma simples estratégia de investimentos aonde procuramos assimetrias positivas: a bitcoin, assim como, as ações e opções (derivativos) apresentam uma excelente relação de risco/retorno.

  • Pior Cenário: os ativos quebram ou viram pó e você perde 100% do capital investido;
  • Melhor Cenário: os ativos se valorizam muitas vezes, duplicando, triplicando (ou até mais) seu capital investido.

Procure por assimetrias positivas e invista apenas uma parte do seu capital financeiro, o bastante para surtir algum efeito caso seu cenário seja assertivo, mas lhe permita “viver para lutar mais um dia”, caso seu cenário seja errôneo.

Tags

Arthur Severo

Arthur Severo Rodrigues é assessor de investimentos há mais de 11 anos. Possui as certificações ANCOR, CPA-20 e CEA. Foi trader de alta frequência do mercado de opções da BM&FBOVESPA por 3 anos, rentabilizando mais de 4000% seu investimento inicial. Também é entusiasta e investidor de criptomoedas, possui a certificação CBP (Certified Bitcoin Professional) emitido pela C4 – CryptoCurrency Certification Consortium. É formado em administração pela ESAG – UDESC.

Celular: (48) 9 8824 1812 ramal: (48) 3031 3739
e-mail: arthur.severo@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close