Controladoria-Geral da União (CGU) sorteia 60 municípios para fiscalizar em 2020

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Site CGU

Foi realizado na quarta-feira (19), pela Controladoria-Geral da União o sorteio de municípios que serão fiscalizados em 2020. Para receberem a aplicação de recursos, que serão repassados pela União para execução de programas federais. Foram utilizados para o sorteio da CGU, o mesmo sistema e equipamentos usados nas loterias da Caixa Econômica Federal, de acordo com informações da Agência Brasil.

Este foi o sétimo ciclo, realizado pela Controladoria-Geral da União do Programa de Fiscalização em Ente Federativos (FEF). Wagner Rosário, ministro da CGU comentou que a fiscalização busca assegurar a correta aplicação dos recursos públicos.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

Rosário explicou a Agência brasil: “Trata-se de mais uma linha de atuação da Controladoria-Geral da União, que busca incrementar o controle dos recursos federais repassados aos municípios. E, com isso, aprimorar a gestão pública. A consequência será o aperfeiçoamento da execução das políticas públicas. Em benefício da população, com a entrega de serviços de mais qualidade aos brasileiros”.

Em relação aos municípios sorteados pela Controladoria-Geral da União, 60 foram selecionados. Com a população de até 500 mil habitantes, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cada Estado,  o número de sorteados teve a variação de um a cinco municípios.

Serão fiscalizados, por exemplo, os programas de áreas sociais ou programas que receberam uma maior quantidade de recursos federais. Os auditores da Controladoria-Geral da União vão entrar em trabalho de campo. A previsão para conclusão dos trabalhos é para agosto. Com os relatórios e achados da fiscalização, disponíveis no mês de dezembro.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.