Conheça o mercado fracionário da bolsa de valores

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Você sabia que as ações negociadas na bolsa de valores são comercializadas através de lotes? O investidor que não deseja comprar o lote de ações, tem a disposição o mercado fracionário. Nessa matéria, você ficará conhecendo esse segmento de mercado encontrado na B3.

O que é lote padrão de ações?

Quando falamos em lote padrão de ações, estamos falando de quantidades mínimas de ações que são negociadas. Ou seja, as ações são agrupadas em quantidades mínimas para facilitar e padronizar a negociação.

Qual é a quantidade de ações negociadas em um lote padrão na bolsa de valores?

Normalmente, os lotes padrão são compostos de 100 ações.

Vamos dar um exemplo:

Você deseja comprar um lote padrão de ações da empresa ABCD4, cada ação custa R$ 10,00. Ao comprar um lote padrão dessa empresa, composto por 100 ações, você pagará R$ 1.000,00.

Quero comprar ações na bolsa, mas não tenho dinheiro para comprar um lote padrão. Como faço?

Para essa situação existe o mercado fracionário.

O que é o mercado fracionário? 

O mercado fracionário é o mercado onde as ações podem ser negociadas sem lote mínimo. No mercado comum de ações, os ativos são negociados em lotes de 100. Ou seja, são sempre negociadas 100, 200, 300 ou mais ações e assim por diante. No entanto, no mercado fracionário, o investidor pode, por exemplo, comprar 20, 32, 45 ações, ou quantas  desejar.

Existe diferença na compra de ações no mercado padrão e fracionário?

As negociações, sejam em lote padrão ou no mercado fracionário, são feitas do mesmo jeito. A única diferença é que se deve adicionar a letra “F” no final do ticker e, aí, se terá acesso ao livro de ofertas das ações individuais.

Em quais situações o investidor em bolsa pode recorrer ao mercado fracionário? 

Quando não há dinheiro suficiente para comprar o lote padrão de ações.  Ou, quando você tem algumas ações e deseja completar o lote padrão. Nesse caso, ir ao mercado fracionário pode ser uma boa ideia.

Quais as desvantagens da compra de ações no mercado fracionário?

a) Baixa liquidez.

b) Preço, geralmente, mais alto do que na compra feita pelo lote padrão.