Conheça o Investimento mais Seguro do Mundo

O investimento mais seguro do mundo chegou ao maior patamar de rentabilidade dos últimos 4 anos, última vez que isso aconteceu foi em janeiro de 2014.

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
img-capa

Foto: img-capa

Me refiro aos Treasuries de 10 anos, títulos da dívida pública dos Estados Unidos, atingiram a faixa de 3% pela primeira vez em quatro anos na terça-feira passada (24). A rentabilidade não é lá grandes coisas quando comparadas as taxas brasileiras, porém, podemos afirmar sem titubear que é o investimento mais seguro do mundo.

[banners id=”teste-perfil”]

Esse movimento causou volatilidade no mercado acionário, derrubando tanto o índice Dow Jones como o S&P500 em mais de 1%, já o VIX, também conhecido como “índice do medo” subiu quase 15%. Isso acontece, pois, uma alta do yield (juros) diminui o apetite dos investidores por ativos de risco.

No gráfico abaixo podemos notar dois pontos interessantes: Na votação do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) existiu muita fuga de capital da Europa para os EUA, subindo o Preço Unitário do título e levando a sua taxa de rentabilidade ao mínimo patamar histórico.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Com a eleição do Trump ocorreu o movimento inverso, devido a imprevisibilidade, muitos investidores venderam seus títulos, diminuindo o Preço Unitário e fazendo com que os títulos tivessem uma de suas maiores altas no curto prazo.

JPMorgan estima que o yield dos Treasurys irá finalizar 2018 próximo de 3,15%, essa estimativa vai de acordo com outros 56 analistas da Bloomberg.

Qual a influência na economia americana?

O yield é o benchmark para todas as hipotecas norte-americanas e taxas juros praticadas no mercado interno, isso irá diminuir a liquidez do mercado.

Esse movimento reforça o aumento dos juros pagos pelo governo americano. Atualmente existe aproximadamente US$ 14,9 trilhões investidos em Treasurys, aumentando assim a dívida pública do governo. De acordo com o ministério de orçamento, ela irá superar US$ 1 trilhão em 2020, dois anos antes do previsto anteriormente.

Mas qual o motivo dessa alta nos últimos dias?

Essa escala está principalmente relacionada a forte alta das commodities, principalmente do petróleo neste mês, isso consequentemente aumento as expectativas de inflação já que os combustíveis são um componente que afeta os preços em diversos setores da economia.

Com esses fatores, cresce a probabilidade do FED (Banco Central Americano) elevar a taxa de juros mais intensamente. A mais recente previsão do FED é para dois aumentos neste ano, porém, a maioria dos participantes de mercado estão precificando mais do que isso.