Saiba como surgiu a moeda

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Pixabay

A moeda já está faz parte do cotidiano de nossas vidas há muito tempo, a maioria esmagadora das pessoas têm familiaridade com o seu uso. Porém, uma pequena parte da população sabe como esse bem tão precioso surgiu. Nessa matéria, você conhecerá tudo a respeito do surgimento da moeda.
Durante um largo período de tempo, o homem viveu como nômade (pessoa que não tem habitação fixa, vive mudando de lugar).

O que aconteceu quando o homem resolveu se fixar em um só lugar?

Ao se fixar em um lugar, o  homem passou a plantar e a caçar. O excedente que restava de sua lavoura  e caça, ele trocava por outros produtos. Essa prática gerou o primeiro tipo de comércio que se tem notícia: o escambo (troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso da moeda). A troca de produtos, bens e serviços que era realizada de forma regular, gerou o primeiro tipo de padrão monetário. A partir daí, começou-se a atribuir valor as coisas que eram trocadas.

Como surgiu a moeda?

O aparecimento da moeda surge como uma consequência natural  do comércio rudimentar que era praticado através do escambo.

Um pouco de história:

Devido ao longo caminho  e a dificuldade para  se transportar  os produtos para serem trocados, as pessoas passaram a usar o metal como meio  de pagamento.

Como o metal se popularizou?

O metal  foi ganhando popularidade entre os povos devido a facilidade de acesso, além disso, tinha beleza plástica  e era mais fácil para se auferir o seu valor.

Como era o uso do metal no início? 

No início, o metal era usado in natura, ou então, possuía a forma de anéis e braceletes.

Como foi a evolução do metal?

Com o passar do tempo, o metal passou a ser usado de maneira padronizada, com o objetivo de fins comerciais.

Como o metal evoluiu  até a criação de moedas?

A confecção de moedas, ao longo do tempo, passou a contar com um peso específico e um grau de pureza.

Quais foram os primeiros metais usados na fabricação de moedas?

Os primeiros metais utilizados na fabricação de moedas foram a prata e o ouro, devido a durabilidade do material e a sua beleza.

Como as moedas evoluíram para a criação do papel moeda? 

Ao longo do tempo, as minas de ouro foram ficando mais escassas, isso motivou o aparecimento do papel moeda (dinheiro de papel), gerando alternativas para a continuidade das transações comerciais.